Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

- Eu sou assim... - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Vai ter uma festa! - Exercício - Para começar - BY NC 3.0BR

NO QUADRO ABAIXO, FAÇA UM DESENHO DE VOCÊ MESMO OU COLE SUA FOTO.

EU SOU ASSIM...

A passagem de luz pelos materiais - Ciências - Módulo 2 - Os sentidos, os sons e as luzes - Exercícios - Para explorar (pg. 138 - 139) - BY NC 3.0BR

A passagem de luz pelos materiais

Você estudou que o sentido da visão depende da presença de luz, que entra pela pupila e estimula o interior do olho. Regiões especiais do olho enviam essas informações ao cérebro, que as interpreta. Mas será que a luz consegue atravessar qualquer objeto?

Material

• Uma lanterna

• Um prato de vidro transparente

• Uma folha de papel vegetal e uma folha de papel-cartão

Como fazer

1 Junte-se com um colega para realizar a atividade.

2 Fiquem um de frente para o outro em um local escuro, a uma distância de aproximadamente um metro. Um de vocês dois vai segurar a lanterna, e o outro, os objetos.

3 Comecem pelo prato transparente. O colega encarregado de segurar os objetos deve colocar o prato transparente na frente do corpo e pedir ao colega que ligue a lanterna e a aponte para o prato. Observem se é possível enxergar o corpo através do prato de vidro.

4 Agora repitam a atividade com a folha de papel vegetal na frente do corpo. Por último, repitam a atividade com a folha de papel-cartão.

5 Anote no quadro abaixo os resultados da atividade.

Esses objetos são feitos de materiais diferentes. Cada material tem suas próprias características. Uma dessas características está relacionada à passagem de luz. Os materiais podem ser de três tipos:

• Transparente: material que permite a passagem de luz e possibilita ver com clareza o que está atrás dele. Exemplos: vidro e alguns plásticos.

• Translúcido: material que permite a passagem de uma parte da luz e não permite ver com clareza o que está atrás dele. Exemplo: papel vegetal.

• Opaco: material que não permite a passagem da luz e, portanto, não é possível ver algo que esteja atrás dele. Exemplos: papel-cartão, papel sulfite, madeira.

A saúde em cartaz - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para explorar: Pesquisa - BY NC 3.0BR

PARA RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS, UTILIZE AS INFORMAÇÕES DESTE LIVRO E AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS FAZENDO UMA PESQUISA EM OUTROS LIVROS, REVISTAS, NA INTERNET, ETC. VOCÊ TAMBÉM PODE ENTREVISTAR PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE E CONHECER A OPINIÃO DELES SOBRE O ASSUNTO.

Anexo 5 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Projeto município - BY NC 3.0BR

Complete as informações no quadro:

Apresentação de informações turísticas - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Mundo sem fronteiras - Exercícios - Para praticar: Vamos praticar a oralidade! - BY NC 3.0BR

Sua tarefa será apresentar um ponto turístico da sua cidade ou que você já tenha visitado em alguma viagem. Para ajudar, siga estes passos.

• Escolha um ponto turístico para apresentar, pode ser na sua cidade ou em alguma outra que você conheça.

• Pesquise as principais informações sobre esse ponto turístico, como dados históricos, datas representativas, etc.

• Escreva um roteiro detalhado do(s) lugar(es) por onde vão passar.

• Estude o que pode ser dito, mas sem decorar, para que sua apresentação seja a mais natural e atrativa possível.

• Procure adaptar o roteiro para atender pessoas de diferentes idades, ou pessoas com necessidades especiais, e destaque informações importantes do local que será mostrado.

Atividade (pg. 74) - Matemática - Módulo 5 - Simetria de reflexão - Exercícios - Simetria de reflexão nos mosaicos das calçadas - BY NC 3.0BR

Vamos retomar a imagem do mosaico do pinhão construído com pedras portuguesas pelos calceteiros da cidade de Curitiba (PR). Nos exercícios anteriores, você verificou que uma forma geométrica pode ter mais de um eixo de simetria, em várias posições: vertical, horizontal e diagonal.

a) Use régua e lápis de cor para traçar todos os eixos de simetria possíveis no mosaico. Um deles já está traçado.

b) Quantos eixos de simetria tem esse mosaico?

Resposta:

b) 8 eixos (apenas um deles já está traçado).

Atividade - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividade - Projeto município - BY NC 3.0BR

• Prossiga a pesquisa sobre a formação do município em que está situada a escola e anote as seguintes informações:

a) Data de fundação.

b) Foi um município planejado ou cresceu espontaneamente? Explique.

c) Razões para a escolha do nome do município.

d) Povos que originalmente viviam nessa região.

e) Uma data histórica importante para o município. Explique sua escolha.

f) Duas fontes históricas que podem ser utilizadas para estudar a história do município.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividades (pg. 150 - 151) - BY NC 3.0BR

Use as peças do Anexo 6 para montar uma linha do tempo, organizando as informações que mostram o desenvolvimento de um município.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Um bosque cheio de história - BY NC 3.0BR

Utilize as palavras do boxe para preencher as lacunas do texto com as informações que faltam.

poloneses – cultural – preservadas

No Bosque do Papa, além das áreas verdes, a tradição e a história dos imigrantes ___________ são ___________. Por isso, esse local é um importante patrimônio ___________.

Resposta:

No Bosque do Papa, além das áreas verdes, a tradição e a história dos imigrantes poloneses são preservadas. Por isso, esse local é um importante patrimônio cultural.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividades (pg. 147) - BY NC 3.0BR

O que a sequência de imagens representa?

Resposta:

As imagens representam a formação de uma cidade.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 1 - O que é um município? - Atividade - Observar imagem - BY NC 3.0BR

. Observe as imagens a seguir.

a) Qual delas é mais parecida com o lugar em que você mora?

b) Compare as imagens 1 e 2. Quais são as diferenças entre elas?

c) Compare as imagens 2 e 3. Quais são as semelhanças entre elas? E as diferenças?

Resposta:

a) Resposta pessoal. Depende do local onde o aluno mora.

b) A imagem 1 apresenta diversos elementos urbanos: muitos prédios, ruas asfaltadas, praças e movimento de veículos; a imagem 2 apresenta uma floresta e um rio e não tem construções ou ruas, com predomínio de elementos da natureza.

c) Nas duas imagens há predomínio de vegetação. Na imagem 2 não há construções ou pessoas como na imagem 3.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 1 - O que é um município? - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Observe a ilustração e faça o que se pede.

a) Delimite os quarteirões com um lápis preto.

b) Pinte de:

. cinza as ruas e avenidas que aparecem na imagem;

. verde as áreas com vegetação;

. amarelo as casas;

. marrom os prédios;

. laranja a escola, a igreja e o supermercado.

Resposta:

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 2 - Maquetes de um município - Atividades - Explorar representações - BY NC 3.0BR

Construindo a maquete de um município

Siga as orientações do professor e organize-se para iniciar o trabalho.

Para trabalhar em grupo é necessário:

. manter um clima de coleguismo, evitando desentendimentos;

. respeitar as ideias, as sugestões e o trabalho dos colegas;

. participar ativamente da realização do trabalho;

. dividir o trabalho de forma justa;

. ajudar os colegas, se necessário;

. não querer mandar nos colegas;

. fazer sua parte da melhor forma possível.

Seu grupo fará a maquete de uma parte de um município fictício. Assinale qual parte será essa.

(  )  Bairro residencial

(  ) Bairro comercial

(  ) Bairro industrial

(  ) Bairro misto

(  ) Zona rural – agricultura

(  ) Zona rural – pecuária

(  )  Parque

(  ) Zona rural não modificada

(  )  Outro:

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 3 - Representando um município por meio de planta baixa - Atividades - Explorar representações - BY NC 3.0BR

Construindo a planta baixa de um município

Quando olhamos uma maquete ou um lugar na visão vertical, podemos visualizar todos os elementos fixos representados e a distância entre eles. Por isso, é essa a visão que você e seu grupo utilizarão para construir duas plantas baixas.

Sigam as orientações do professor e organizem-se para construir a planta baixa do município.

Em grupo, usem a folha que o professor vai entregar para fazer o rascunho e, observando a maquete na visão vertical, desenhem todos os elementos fixos representados.

Depois de completar o desenho, verifiquem se ele contém todos os elementos que devem ser representados e se a proporção e a distância entre eles estão corretas.

Se tiverem dúvidas, chamem o professor para ajudar.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividade - Produção de texto - BY NC 3.0BR

Agora você fará o registro de duas frases usando o verbo no imperativo. Esse registro será individual, por isso, se precisar de ajuda, conte com o professor.

Planejamento

1. Leia as situações propostas abaixo.

2. Converse com os colegas e o professor e listem alguns verbos que indicam ações.

3. Lembre‑se de que nas frases você deve usar o verbo no imperativo para pedir algo, aconselhar ou dar uma ordem.

4. Vamos treinar! Registre duas frases que exemplifiquem o uso desse tempo verbal.

Registro

Leia o quadro, ouça a explicação do professor e inicie o preenchimento dele.

Revisão

  1. Releia o que foi escrito.

 2. Procure em cada frase o verbo de ação, se ele for encontrado, as frases estão corretas.

 3. Troque o Caderno com um colega: ele confere a ortografia das palavras empregadas por você, e vice‑versa. Se perceber erro de ortografia, consulte o dicionário e indique a correção.

4. Lembre‑se de que a escrita não varia, só existe um modo correto de registrar as palavras.

Resposta:

Resposta pessoal adequada aos exemplos trabalhados no item 1.

Sugestões de respostas:

- pg. 123 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

OS QUADRINHOS A SEGUIR ESTÃO MOSTRANDO UM DIA NA VIDA DE RUI, MAS OS ACONTECIMENTOS ESTÃO FORA DE ORDEM!

• COM UM COLEGA, ORDENE CORRETAMENTE A SEQUÊNCIA.

Resposta:

Professor, organize a turma em duplas para que coloquem em ordem o dia do personagem. Caso queira, a atividade pode ser feita coletivamente de modo que você conduza a observação. 1 - Ele está de pijama e se espreguiçando (o que indica que acabou de acordar). 2 – Ainda de pijama ele está escovando os dentes. 3 – Ele está brincando. 4 – Rui está lavando as mãos antes de almoçar. 5 – Rui está almoçando. 6 – Ao fim do dia, ele está tomando banho. Analise com os alunos a sequência temporal que determina que esses hábitos de higiene são práticas diárias (começar o dia, antes de comer, lavar-se depois de brincar, fim do dia, etc.).

A saúde em cartaz - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

QUE HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL DEVEMOS TER PARA MANTER A SAÚDE DO CORPO? 

A saúde em cartaz - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para explorar: Pesquisa - BY NC 3.0BR

COM OS RESULTADOS DA PESQUISA, PRODUZA PANFLETOS, CARTAZES, JORNAIS, REVISTAS, VÍDEOS OU ENCENE UMA PEÇA DE TEATRO INFORMANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE E DE BONS HÁBITOS PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE.

Anúncio publicitário - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Viajar é bom demais - Exercícios - Para praticar: Você é o escritor! - BY NC 3.0BR

Anúncio publicitário

Neste capítulo, você viu anúncios publicitários de dois estados brasileiros. Agora é a sua vez de produzir um anúncio publicitário sobre o seu município para mostrar todo o potencial turístico do lugar em que você mora.

Planejamento

Reúna-se com alguns colegas e, em grupo, sigam as etapas abaixo.

• Pensem no que há de mais legal em seu município e que seria interessante para um turista conhecer.

• Reúnam imagens (fotografias ou desenhos) que representem esse lugar e que sejam atraentes.

• Elaborem um texto curto e objetivo sobre o município para convencer o leitor a conhecê-lo.

Atividade (pg. 133) - Matemática - Módulo 8 - Medidas de tempo - Exercícios - Horários diferentes no mesmo instante - BY NC 3.0BR

Você percebeu que, no mesmo instante em que Miguel e sua mãe trocavam mensagens, a cidade de São Paulo, no Brasil, e a cidade de Adelaide, na Austrália, estavam em horários diferentes?

Mais uma vez, volte à abertura deste Módulo para responder aos itens a seguir.

• Qual era o dia do mês, da semana e o horário da cidade de São Paulo, no momento em que Miguel conversava com sua mãe?

• Qual era o dia do mês, da semana e o horário da cidade de Adelaide, no momento em que a mãe conversava com Miguel?

• Qual das cidades estava com horário à frente? Quanto à frente?

Resposta:

• Dia 12, quarta-feira, 8 h da noite.

• Dia 13, quinta-feira, 9 h 30 min.

• Adelaide. 13 h 30 min.

Atividade (pg. 79) - Matemática - Módulo 5 - Simetria de reflexão - Atividades - Classificação dos polígonos - BY NC 3.0BR

Observe as representações dos sólidos geométricos. Em seguida escreva o nome da forma geométrica plana que está colorida em cada uma das representações.

Resposta:

retângulo / triângulo / retângulo

Atividade - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividades - Você é o cientista - BY NC 3.0BR

Comparação de tipos de solo

Forme grupo com os colegas e descubra a cor, a composição e a textura de alguns tipos de solo, observando e manipulando diferentes amostras.

Glossário Textura: refere-se ao tamanho das partículas (“grãos”) que formam o solo.

Material

• Três amostras de diferentes tipos de solo (de jardim, de horta, areia de parquinho, do entorno da escola, etc.)

• Três bandejas plásticas ou de isopor reutilizado

• Folhas de jornal

• Lupa (opcional)

• Borrifador com água

• Duas peneiras de diferentes tramas (grossa e fina)

• Três etiquetas

Procedimento

1. Forre a mesa de trabalho com as folhas de jornal. Sobre elas, organize as bandejas.

2. Identifique os recipientes com etiquetas numeradas.

3. Despeje um punhado da amostra do solo 1 em uma das bandejas. Repita esse procedimento com as outras amostras.

4. Analise a cor e registre-a na tabela abaixo.

5. Agora manipule as amostras de solo. Procure observar o tamanho das partículas que as compõem e a presença de restos vegetais (raízes, folhas, gravetos, entre outros elementos). Se possível, use a lupa durante a observação.

6. Passe cada amostra de solo, separadamente, em uma peneira de trama grossa. Em seguida, passe o solo peneirado pela peneira de trama fina.

7. Observe os materiais que ficaram retidos na peneira grossa. Depois, os que ficaram retidos na peneira fina. Finalmente, observe os que passaram por ambas as peneiras. Anote suas observações na tabela, na linha composição.

8. Manipule novamente as amostras de solo, procurando perceber, através do tato, se são mais ou menos ásperas ou se são macias.

9. Borrife um pouco de água em um punhado da amostra. Esfregue-a entre os dedos, de preferência com a mão que você não utiliza para escrever. Qual é a sensação que você tem ao toque? Anote na linha textura.

 

Resposta:

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Você conhe ce a cantiga “Se essa rua fosse minha”? Leia o poema “Se essa rua fosse minha”, de Eduardo Amos, e veja como ele reescreveu esses versos tão conhecidos.

Se essa rua fosse minha

Se essa rua fosse minha, Não mandava ladrilhar. Não deixava botar pedras, Não deixava asfaltar.

Deixaria o chão de terra, ou talvez plantasse grama. [...] Não teria poluição. Não teria barulho demais, nem lixo jogado no chão. Carro soltando fumaça não passaria por lá.

Ônibus, moto e caminhão barulhento, Nem pensar.

Papel de bala e palito de sorvete, A gente jogaria no lixo. Um cesto perto de cada poste. Seria uma rua limpinha, se essa rua fosse minha.

AMOS, Eduardo. Se essa rua fosse minha. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015. p. 5 e 24.

Sobre a rua descrita no poema, responda:

a) Ela existe? Você conhece algum lugar assim?

b) Será que ruas assim já existiram um dia? Será que poderão existir no futuro?

Resposta:

a) No poema, a rua é idealizada, como indicam as características escolhidas pelo poeta: de chão de terra, talvez com grama, sem qualquer tipo de poluição (inclusive sonora). Os alunos podem dizer que se trata de uma “rua perfeita”, “que não existe”.

b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos aprofundem as noções de tempo histórico e reflitam sobre as mudanças entre passado e presente no que se relaciona ao uso dos espaços públicos e às transformações advindas da urbanização.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividades - Explorar documentos - BY NC 3.0BR

Leia o relato de Raymundo Cláudio da Silva sobre a primeira vez que viu Brasília, em 1959.

Eu trabalhava no sul de Minas Gerais, em Itajubá, no DER (Departamento de Estrada e Rodagem). Lá eu realizava um serviço de terraplanagem no campo de pouso de aviões. Um dos engenheiros me perguntou se eu queria fazer um trabalho em Brasília. Sou agrimensor, meu trabalho era muito importante na cidade que estava sendo construída. Eu disse que iria, meus irmãos já estavam trabalhando lá, tinham um escritório.

Eu fui de Minas para São Paulo de caminhão, demorou dois dias. De lá, fui de avião até Brasília. Cheguei à noite. A cidade estava cheia, toda iluminada, mesmo antes de ser inaugurada, movimentada. Tudo estava sendo construído, muita tábua, muita gente.

Peguei um táxi e fui até a Cidade Livre, cidade de tábua (hoje, Núcleo Bandeirantes), onde moravam os trabalhadores e meus irmãos. Ali, todo mundo, engenheiros, operários, moravam, comiam e se divertiam juntos.

Glossário Terraplanagem: atividade que usa máquinas para tornar um terreno plano. Agrimensor: profissional que realiza medições em áreas urbanas e rurais. Essas informações são usadas para a construção de mapas, divisão de terrenos, nivelamento de solo e monitoramento ambiental.

Com base nas informações do texto, numere a sequência dos acontecimentos de 1 a 4, de acordo com o relato oferecido pelo senhor Raymundo.

(  ) Saiu de Itajubá, Minas Gerais.

(  ) Chegou a Brasília.

(  ) Recebeu a proposta para trabalhar nas obras de Brasília.

(  ) Foi para São Paulo.

Resposta:

2  Saiu de Itajubá, Minas Gerais.

4  Chegou a Brasília.

1  Recebeu a proposta para trabalhar nas obras de Brasília.

3  Foi para São Paulo.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Converse com adultos de sua família sobre as seguintes questões:

a) O nome da rua da sua casa: Anote as informações que considerar mais importantes sobre essa conversa.

b) A inspiração para nomeá-la:

(  ) Palavra de origem indígena.

(  ) Nome de pessoa.

(  ) Nome de planta ou animal.

(  ) Nome de município, estado ou país.

(  ) Número.

(  ) Data comemorativa.

(  ) Outro:

Resposta:

Explique os procedimentos desta tarefa por meio de exemplos na lousa. Esses itens serão usados no Projeto município na aula seguinte. Por isso, certifique-se de que todos compreenderam o que deve ser feito.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 1 - O que é um município? - Atividade - Projeto município - BY NC 3.0BR

Durante todo o ano, você e seus colegas farão um projeto de pesquisa sobre o município em que está situada a escola.

Um município é uma área formada pela zona rural (campo) e pela zona urbana (cidade).

Vocês farão maquetes, conhecerão a planta baixa do município e seus arredores. Também observarão as paisagens e coletarão informações sobre a quantidade de pessoas e de onde elas vieram, a história do município e muito mais. Todo esse material deverá ser guardado e, no final do ano, organizado em um livro.

Será um trabalho que possibilitará conhecer bem de perto o lugar em que vivem e refletir sobre possíveis soluções para os problemas encontrados. Em todos os Cadernos deste ano, haverá atividades relacionadas a esse projeto. Elas serão indicadas por este símbolo: 

Para iniciar o trabalho, siga as orientações do professor e escolha um nome para o projeto.

. Agora, destaque o Anexo 1 e preencha com as informações solicitadas.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 2 - Maquetes de um município - Atividade - Organizar ideias - BY NC 3.0BR

Preencha o esquema com as palavras a seguir:

frontal – maquete – oblíqua – vertical

Resposta:

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 2 - Maquetes de um município - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Leve para a próxima aula os itens listados a seguir. Marque um X para cada um que você pegar, até preencher todas as lacunas.

(  ) Caixas de diversos tamanhos para representar as construções.

(  ) Papel de cor verde para representar gramados e azul para fazer rios e lagos.

(  ) Palitos para montar árvores, postes de iluminação e placas de trânsito. 

(  ) Papel cinza ou preto para fazer ruas.

(  ) Papel ondulado para fazer telhados.

(  ) Serragem natural para representar ruas de terra ou áreas de plantio.

(  ) Pequenos animais e tratores de plástico, caso seu grupo vá representar a zona rural.

(  ) Pequenos carros, ônibus e caminhões.

(  ) Linha preta para fazer os cabos de transmissão de energia.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividade - Produção oral - BY NC 3.0BR

Origami de cisne

Com os colegas e o professor, releia os textos instrucionais “Origami de cisne”, e “Cinco‑marias”, acima. Esses textos usam verbos de comando para orientar os leitores.

Em seguida, com os colegas, vocês apresentarão os textos instrucionais oralmente. Para isso, sigam o roteiro abaixo e as orientações do professor.

Planejamento

1. Organizem dois grupos, o primeiro apresentará oralmente as instruções do texto “Origami de cisne” e o segundo, o da brincadeira “cinco‑marias”.

2. Recebam as orientações do professor sobre o texto que o seu grupo trabalhará.

3. Dividam as tarefas, ou seja, qual trecho cada participante do seu grupo ensinará aos ouvintes. 

4. Distribuam a leitura do texto igualmente entre os participantes de modo que cada um leia a sua parte, entenda, memorize e ensaie o texto que falará.

5. Lembrem‑se de utilizar nos textos instrucionais os verbos no imperativo: pegue, dobre, corte, costure, faça, espere, jogue, monte, etc.

6. Comecem o ensaio.

Ensaio

O ensaio é fundamental para uma boa apresentação. Então:

• Leiam suas falas quantas vezes achar necessário até que tenham decorado uma boa parte delas. Falem em voz alta e fiquem atentos às indicações sobre o modo de se movimentar, de gesticular, de falar, de se expressar.

• Ensaiem com um colega de seu grupo e peça sugestões sobre o que pode ser melhorado.

• Sigam também as orientações do professor.

Apresentação

No dia e horário combinados, organizem‑se e sigam as orientações do professor, respeitando todas as regras e acordos anteriormente definidos, e realizem a apresentação para o público. Caprichem!

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Leia o texto de instrução:

Brinquedos com palitos de sorvete: jogo da velha

Você vai precisar de:​ 4 palitos de sorvete 10 tampinhas de garrafa PET Tinta de 4 cores variadas Caneta permanente Cola

Como fazer seu brinquedo Primeiro, pinte cada palito de uma cor. Deixe-os secar. Quando estiverem secos, cole os palitos em formato de “jogo da velha”. Em seguida, pinte as tampinhas de branco e deixe-as secar. Então, pegue a caneta e desenhe um X em cinco tampinhas e um O nas outras cinco que sobraram.

Texto escrito por Leila Rensi.

O jogo da velha é um jogo muito tradicional. Tem esse nome porque era jogado na Inglaterra por mulheres idosas que não conseguiam mais bordar por não enxergarem bem. Nele o objetivo é colocar 3 símbolos iguais numa mesma linha, coluna ou diagonal.

a) Esse texto ensina a fazer o quê?

b) Liste os materiais necessários para o brinquedo do jogo da velha.

Resposta:

a) Esse texto ensina a fazer o brinquedo para jogar o jogo da velha.

b) Os materiais são: quatro palitos de sorvete, dez tampinhas de garrafa PET, tinta de quatro cores variadas, caneta permanente e cola.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas