Informações Livro
Esta coleção apresenta metodologia e distribuição clássica dos conteúdos. O trabalho com as diferentes linguagens e a instigante conexão com o cotidiano despertam a curiosidade e o interesse dos alunos.
Destaques da obra
- Na abertura de unidade apresenta sempre questões inusitadas e instigantes, relacionadas ao conteúdo da unidade, despertando a curiosidade do aluno
- Apresenta diversos recursos que favorecem a aprendizagem, como esquemas, diagramas, gráficos, mapas conceituais, modelos moleculares, fotografias e ilustrações. (Ex. Estabeleça conexões)
- Trabalha a contextualização ambiental de maneira bem aprofundada e a preparação para o Enem e Vestibulares.
- Transita pelas fronteiras disciplinares sempre que possível, apresentando a Química de forma atualizada, a fim de oferecer subsídios para propostas de contextualização e interdisciplinaridade (Ex. Seção Entre Saberes e Seção Mundo Plural).
- Apresenta flexibilidade na ordem de capítulos a ser seguida.
Enem/Vestibulares
- Seção Enem em contexto: Resolução comentada de questões do Enem relacionando conceitos estudados a conteúdos abordados em edições anteriores do exame
- Fazer e aprender: Série de exercícios distribuídos ao longo de cada unidade, retirados, em sua maioria, de vestibulares de todo o Brasil e do Enem.
- Seção Por dentro do Enem e dos vestibulares: Série de exercícios localizada ao final de cada unidade e que inclui alguns exercícios mais amplos e complexos que os da série Fazer e aprender, com o objetivo de aprofundar o conteúdo. As respostas dos exercícios estão no final do livro, na seção Respostas.
Manual do Professor
- Apresenta textos adicionais de aprofundamento para o professor, sugestões de abordagem, experimentos adicionais (Seção Experimento) e a resolução de todos os exercícios propostos na obra.
- Orientações acerca da segurança em laboratório e o correto descarte de resíduos.
- O material específico de cada capitulo é introduzido por uma tabela que indica alguns dos conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais que podem ser desenvolvidos no capítulo. Essa organização visa otimizar os tempos de aula.
- Resolução de exercícios selecionados, escolhidos entre os exercícios presentes no livro do estudante, por apresentarem alguma peculiaridade importante e/ou maior nível de dificuldade.
- Orientações sobre como avaliar os conteúdos.
- Orientações didáticas para o professor ao longo do livro texto.