Informações Livro
Com abordagem clássica, completa e de fácil compreensão, a obra é organizada de forma cronológica e pautada em três grandes dimensões: Temática, Interdisciplinar e História da Cultura.
Destaques da obra
- Trabalha com os conceitos estruturantes de História, como fonte, interpretação, memória, identidade e sujeito.
- As aberturas de unidades têm enfoque temático e procuram relacionar passado e presente. Entre os temas abordados estão Escrita e memória, Identidade e diversidade, Tecnologia e dominação e Coesão e coerção;
- A obra propõe um projeto temático por ano: Cultura e cidadania, Dimensões do trabalho e Cidade em movimento. Eles se encontram ao final do volume e propõem atividades experimentais e/ou interdisciplinares, que trabalham com procedimentos de pesquisa.
- A obra desenvolve com valorização os assuntos relacionados à história das mulheres, às diferentes formas de lazer, à percepção estética etc.
- Desenvolvimento de um projeto ao final de cada volume.
- Reformulação suavizou o texto, procurando aproximar a obra do aluno, bem como torná-la mais competitiva.
Enem/Vestibulares
- Seção De olho na universidade – ao final de cada capitulo, apresenta questões de vestibulares de diferentes regiões do país e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Manual do Professor
- Há uma cuidadosa seleção de citações de autores importantes como: Jorge Luís Borges, Roger Chartier, Umberto Eco e Edgar Morin.
- Na seção Perspectiva interdisciplinar, destacam-se os roteiros de trabalho com iconografia, mapas, filmes e memória oral.
- Há ótimos textos de aprofundamento e atividades complementares, como “Mulheres nas Minas Gerais” (vol. 2, cap. 7, p. 335-336) e “Os jacobinos negros” (vol. 2, cap. 12, p. 353).