Informações Livro
A obra, já reconhecida pelos professores, volta a apresentar uma organização clássica dos conteúdos. Além disso, é feita uma abordagem com forte rigor acadêmico, com uma escolha didática que parte de temas macro para temas micro da biologia, como a biologia celular. A obra, promove o protagonismo do aluno, principalmente nas atividades propostas, e sua abordagem para a contextualização volta-se para a sensibilização do aluno em relação aos temas da Biologia.
Destaques da obra
- Retorno da sequência clássica (diversidade da vida no volume 2 e estudo da espécie humana, evolução e genética no volume 3).
- Abordagem do macro (ecologia) para o micro (estudo da célula no volume 1).
- Propõe a construção de conceitos de maneira contextualizada à realidade do estudante.
- Apresenta atividades reflexivas e desafiadoras que promovem o protagonismo do aluno, principalmente nas seções Temas para discussão e Ampliando e integrando conhecimento.
- A obra apresenta uma organização dos conteúdos de forma clássica; no entanto, os conteúdos são tratados de forma que os alunos tenham uma aprendizagem significativa, com valorização do conhecimento prévio.
- Trabalha com sensibilização e reflexão nas abertura de unidade e de capítulos, como ponto de partida para o estudo.
Enem/Vestibulares
- Seção Testes: traz diversas questões de vestibulares e do Enem, possibilitando ao estudante o contato com diferentes tipos de questões de provas de todo o Brasil.
- Seção Ampliando e integrando conhecimentos: seção com atividades diversificadas e contextualizadas, que propõe desenvolver diferentes habilidades e competências. A seção tem como referência a matriz de habilidades do Enem.
Manual do Professor
- Apresenta no final uma seção chamada Indagação científica, que promove o desenvolvimento de habilidades científicas por meio do chamado “ciclo de indagações” (pergunta/ação/reflexão).
- Resolução de exercícios propostos.
- Apresenta diálogo constante com o professor.
- Apoiado em referências de prestígio da educação e da ciência.