Menu

Bio

Ensino médio - Volume 3 | Biologia ● 384 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Informações Livro

A obra, já reconhecida pelos professores, volta a apresentar uma organização clássica dos conteúdos. Além disso, é feita uma abordagem com forte rigor acadêmico, com uma escolha didática que parte de temas macro para temas micro da biologia, como a biologia celular. A obra, promove o protagonismo do aluno, principalmente nas atividades propostas, e sua abordagem para a contextualização volta-se para a sensibilização do aluno em relação aos temas da Biologia.

Destaques da obra

- Retorno da sequência clássica (diversidade da vida no volume 2 e estudo da espécie humana, evolução e genética no volume 3).

- Abordagem do macro (ecologia) para o micro (estudo da célula no volume 1).

- Propõe a construção de conceitos de maneira contextualizada à realidade do estudante.

- Apresenta atividades reflexivas e desafiadoras que promovem o protagonismo do aluno, principalmente nas seções Temas para discussão e Ampliando e integrando conhecimento.

- A obra apresenta uma organização dos conteúdos de forma clássica; no entanto, os conteúdos são tratados de forma que os alunos tenham uma aprendizagem significativa, com valorização do conhecimento prévio.

- Trabalha com sensibilização e reflexão nas abertura de unidade e de capítulos, como ponto de partida para o estudo.

Enem/Vestibulares

- Seção Testes: traz diversas questões de vestibulares e do Enem, possibilitando ao estudante o contato com diferentes tipos de questões de provas de todo o Brasil.

- Seção Ampliando e integrando conhecimentos: seção com atividades diversificadas e contextualizadas, que propõe desenvolver diferentes habilidades e competências. A seção tem como referência a matriz de habilidades do Enem.

Manual do Professor

 - Apresenta no final uma seção chamada Indagação científica, que promove o desenvolvimento de habilidades científicas por meio do chamado “ciclo de indagações” (pergunta/ação/reflexão).

- Resolução de exercícios propostos.

- Apresenta diálogo constante com o professor.

- Apoiado em referências de prestígio da educação e da ciência.

Capítulos:

  • Biologia - Unidade 1 - Capítulo 1 - Reprodução e desenvolvimento embrionário humano
  • Biologia - Unidade 1 - Capítulo 2 - Estrutura e função dos tecidos humanos
  • Biologia - Unidade 1 - Capítulo 3 - Sistemas digestório; respiratório; cardiovascular e imunitário
  • Biologia - Unidade 1 - Capítulo 4 - Sistemas urinário; nervoso e endócrino
  • Biologia - Unidade 2 - Capítulo 5 - A Genética e os genes
  • Biologia - Unidade 2 - Capítulo 6 - A herança de uma característica
  • Biologia - Unidade 2 - Capítulo 7 - A herança simultânea de duas ou mais carcterísticas
  • Biologia - Unidade 2 - Capítulo 8 - Outros mecanismos de herança
  • Biologia - Unidade 2 - Capítulo 9 - Biotecnologia
  • Biologia - Unidade 3 - Capítulo 10 - Processos evolutivos
  • Biologia - Unidade 3 - Capítulo 11 - Genética de populações e especiação
  • Biologia - Unidade 3 - Capítulo 12 - Evolução humana

Sobre o(a) Autor(a)

Sônia Lopes

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências pelo Instituto de Biociências da USP. Professora aposentada do Instituto de Biociências da USP. Autora de livros didáticos.

Sergio Rosso

Licenciado em Ciências Biológicas e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor Doutor do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.