Menu

Ligamundo - Geografia

Ensino fundamental 1 - Manual do Professor 4º ano | Geografia ● 152 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Informações Livro

O volume de 1º ano é composto de 4 unidades e os demais volumes de 9 unidades cada um. A obra apresenta uma metodologia baseada na aprendizagem significativa, que propõe a construção do conhecimento a partir dos saberes prévios do estudante, com base em seu espaço vivido. Ao desenvolver os conteúdos e as habilidades, a obra procura, sempre que possível, fazer uma abordagem interdisciplinar, visando o desenvolvimento global dos estudantes.

Destaques da obra

Apresenta situações próximas da experiência do aluno, com o objetivo de envolvê-lo no processo de ensino-aprendizado, ao estabelecer um diálogo entre o conhecimento escolar e o seu dia a dia; Propõe questões e situações problematizadoras que estimulam a conversa, a troca de informações e de opiniões entre os alunos, desenvolvendo a oralidade e a argumentação; Aborda de maneira transversal temas importantes da atualidade, como Direitos Humanos, Cidadania, Diversidade cultural e Conservação ambiental; Traz uma seção que desenvolve de maneira mais sistemática e contextualizada a alfabetização cartográfica, importante para a leitura e interpretação do espaço geográfico, de acordo com o desenvolvimento cognitivo do aluno; Procura despertar no aluno a importância da Autoavaliação para o desenvolvimento da autonomia e senso crítico.

Principais impactos com a BNCC

A obra (livro do aluno e manual do professor) foi elaborada, considerando o que se espera que os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental devam aprender de acordo com a BNCC (3ª versão).

Manual do Professor

Orienta o professor a utilizar o livro para apoiá-lo no trabalho em sala de aula; Traz de maneira clara e objetiva a proposta teórico-metodológica da obra; Traz orientações sobre a importância da avaliação no processo de ensino-aprendizado, apresentando estratégias e instrumentos de avaliação; Traz orientações sobre a utilização da metodologia de projetos e do estudo do meio como estratégias pedagógicas importantes para dinamizar o processo de ensino-aprendizado; Traz orientações para a prática de uma educação inclusiva; Apresenta os objetos de conhecimento e as habilidades da BNCC a serem desenvolvidas em cada unidade e bimestre de cada ano; Oferece sugestões de atividades complementares e sugestões de leitura para a ampliação do repertório do professor e projetos integradores para a prática do trabalho interdisciplinar; Apresenta sequências didáticas para a ampliação do trabalho em sala de aula.

Capítulos:

  • Geografia - Unidade 1 - O município e o meu lugar
  • Geografia - Unidade 2 - A sociedade e o município
  • Geografia - Unidade 3 - Limites territoriais; orientação e o município
  • Geografia - Unidade 4 - Governo do município e cidadania
  • Geografia - Unidade 5 - Natureza e sociedade: clima e formações vegetais
  • Geografia - Unidade 6 - Natureza e sociedade: hidrografia e relevo
  • Geografia - Unidade 7 - Recursos naturais; trabalho e espaço geográfico
  • Geografia - Unidade 8 - Agricultura; pecuária e extrativismo
  • Geografia - Unidade 9 - Indústria; comércio e serviços

Sobre o(a) Autor(a)

Anselmo Lazaro Branco

Licenciado em Geografia pelas Faculdades Associadas Ipiranga (FAI-SP); Professor em escolas particulares do estado de São Paulo; Ex-professor da rede estadual de ensino de São Paulo

Elian Alabi Lucci

Bacharel e licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professor em escolas particulares do estado de São Paulo; Diretor da Associação dos Geógrafos Brasileiros; (AGB) – seção local Bauru-SP