Menu

Ligamundo - História

Ensino fundamental 1 - Manual do Professor 3º ano | História ● 136 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Informações Livro

A coleção se orienta pelas diretivas e metodologias das novas correntes de pensamento da historiografia recente, que evitam reduzir a complexidade dos fenômenos sociais à estrutura político-econômica das sociedades, valorizando a dimensão sociocultural dos processos históricos. Diferentes fontes históricas são utilizadas nesse sentido, a fim de apresentar aos alunos os modos de viver, ser e pensar em diferentes contextos históricos.

Destaques da obra

- Os temas e conteúdos são abordados com base em problemas ou conjunto de problemas que fornecem o fio condutor para a estruturação dos volumes.

- A seção Fazendo História!, que traz texto, imagens e atividades planejados para permitir a construção do conhecimento de alguns procedimentos que caracterizam o trabalho das Ciências Humanas, sobretudo da área de História.

- A seção Conectando saberes, que propõe a retomada e a ampliação de alguns conceitos e conteúdos desenvolvidos nas unidades. Sua função é estabelecer conexões e relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, como Ciências Naturais, Linguagens, Matemática e Geografia.

- O boxe Vamos falar sobre..., que aborda os temas contemporâneos integradores da BNCC: ética, direitos humanos e cidadania; consumo e educação financeira; diversidade cultural; e assuntos relacionados à sustentabilidade. Impacto ambiental, consumo, multiculturalismo, comunidades tradicionais, lixo eletrônico, transportes alternativos, entre outros temas, são discutidos de forma crítica e interdisciplinar, chamando a atenção dos alunos para questões contemporâneas e estabelecendo relações sistêmicas entre os conteúdos.

Principais impactos com a BNCC

Esta coleção procura criar oportunidades para que as habilidades específicas e os objetos de conhecimento da área propostos pela BNCC sejam trabalhados em diferentes contextos e a partir de distintos pontos de vista. Pensada pedagogicamente a partir da centralidade do aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem, o trabalho com as habilidades da BNCC nesta coleção se dá de modo progressivo, de um volume a outro. Ao mesmo tempo, ela evita “engessar” o trabalho do professor, que deve ter total liberdade e autonomia para trabalhar com a obra e construir suas aulas. Ainda, o trabalho para se formar cidadãos conscientes é desenvolvido nesta coleção por meio da abordagem e do debate sistemáticos dos temas contemporâneos propostos pela BNCC. Esses temas estão diretamente relacionados com a formação cidadã e abarcam diversas questões que afetam a vida das pessoas tanto em nível global, quanto nos níveis local e regional.

Manual do Professor

Fornece orientações gerais sobre a coleção, discutindo o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e apresentando orientações teórico-metodológicas da obra. Apresenta, ainda, seus recursos didáticos, sua estrutura e os objetivos para o ano letivo, além das orientações específicas para cada volume.

Capítulos:

  • História - Unidade 1 - O lugar onde eu moro
  • História - Unidade 2 - Vivendo nas cidades
  • História - Unidade 3 - Migrações humanas: África; Europa e América
  • História - Unidade 4 - A formação das cidades
  • História - Unidade 5 - Invasões europeias no Brasil
  • História - Unidade 6 - Lugares de aprender
  • História - Unidade 7 - Transportes: passado; presente e futuro
  • História - Unidade 8 - Cotidiano indígena
  • História - Unidade 9 - O encontro entre culturas

Sobre o(a) Autor(a)

Alexandre Alves

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Autor-colaborador de coleções didáticas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Letícia Fagundes de Oliveira

Mestra em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Autora-colaboradora de coleções didáticas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.