Menu

Será, PROFE? Projetos integradores

Ensino fundamental 2 - Manual do Professor 6º e 7º anos | Projetos integradores

Código da coleção: 0039P20503

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Será, profe? é uma coleção organizada com base no desenvolvimento interdisciplinar de temas relacionados com as grandes questões do mundo de hoje.
Ao adotar a perspectiva interdisciplinar, Será, profe? coloca em primeiro plano o protagonismo dos alunos, que são estimulados a observar o mundo a sua volta, fazer perguntas e propor soluções.
Cada tema bimestral resulta na elaboração de um projeto de intervenção sobre a realidade, formulado nas mais diversas linguagens e práticas sociais.
Os temas propostos partem de uma real necessidade da sociedade contemporânea, alcançando estudantes de todo o Brasil. Estão presentes nos programas de televisão, nas redes sociais e nas rodas de conversa. São eles:
– A preocupação com o futuro do mundo – A crise hídrica, o aquecimento global, a extinção de espécies animais e vegetais, o lixo acumulado e a contaminação dos alimentos atingem a todos, nos mais afastados rincões do planeta. O tema exige posicionamento crítico e compromisso de todos.
– A discriminação racial e o preconceito étnico, ainda largamente vigentes no país, são temas candente e bastantes atuais. Cada dia mais presente nas mídias e redes sociais, a discussão sobre o racismo e sua superação precisa ser enfrentada em sala de aula. Não apenas por ser fundamental na construção de uma sociedade efetivamente democrática, mas também porque é exigência legal.
– As bases científicas e tecnológicas dos avanços na comunicação, incluindo sua expansão em escala planetária e as suas implicações na mudança de padrões comportamentais, inclusive de aprendizado e de saúde, são assunto dos mais polêmicos no dia a dia. E também sobre eles os jovens precisam refletir e emitir opiniões a todo o tempo.
– O planejamento financeiro e as possibilidades de evitar o endividamento são assuntos que, apesar de, em geral, não frequentarem a grade escolar dos jovens, deveriam estar presentes no currículo, fomentando suas reflexões e orientando suas decisões. Os dados alarmantes de endividamento e desemprego na juventude tornam o tratamento do assunto mais que uma sugestão – são uma necessidade, um dever da escola e dos materiais didáticos.

Capítulos:

  • Parte 1 - Capítulo 1 - Eu estou no mundo, o mundo está em mim
  • Parte 1 - Capítulo 2 - Caminhos e descaminhos nas questões ambientais
  • Parte 1 - Capítulo 3 - Como estará o mundo em 2030?
  • Parte 1 - Capítulo 4 - Qual a cidade que queremos?
  • Parte 2 - Capítulo 1 - Uma mentira contada muitas vezes vira verdade?
  • Parte 2 - Capítulo 2 - As muitas Áfricas e a diáspora
  • Parte 2 - Capítulo 3 - Um pouco da África em nossa mesa
  • Parte 2 - Capítulo 4 - A África está em nós?

Será, Profe?

Sobre o(a) Autor(a)

Marcia Guerra

Licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora de Ensino de História e da Educação Básica. Professora de História do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (EHPS/PUC-SP).

Analéa Rego

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolvedora de projetos, atua em diversas áreas da administração pública e privada.

Carla Bilheiro Santi

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especializada em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Educação Básica. Professora de Geografia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Daise dos Santos Pereira

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduada em Ensino de História e Ciências Sociais pela mesma instituição e mestre em Diversidade e Inclusão pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMDPI/UFF). Professora do Ensino Fundamental do município de Magé (RJ).

Márcia Takeuchi

Bacharel em Editoração pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Editora de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil. Mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (EHPS-PUC/S).