Será, profe? é uma coleção organizada com base no desenvolvimento interdisciplinar de temas relacionados com as grandes questões do mundo de hoje.
Ao adotar a perspectiva interdisciplinar, Será, profe? coloca em primeiro plano o protagonismo dos alunos, que são estimulados a observar o mundo a sua volta, fazer perguntas e propor soluções.
Cada tema bimestral resulta na elaboração de um projeto de intervenção sobre a realidade, formulado nas mais diversas linguagens e práticas sociais.
Os temas propostos partem de uma real necessidade da sociedade contemporânea, alcançando estudantes de todo o Brasil. Estão presentes nos programas de televisão, nas redes sociais e nas rodas de conversa. São eles:
– A preocupação com o futuro do mundo – A crise hídrica, o aquecimento global, a extinção de espécies animais e vegetais, o lixo acumulado e a contaminação dos alimentos atingem a todos, nos mais afastados rincões do planeta. O tema exige posicionamento crítico e compromisso de todos.
– A discriminação racial e o preconceito étnico, ainda largamente vigentes no país, são temas candente e bastantes atuais. Cada dia mais presente nas mídias e redes sociais, a discussão sobre o racismo e sua superação precisa ser enfrentada em sala de aula. Não apenas por ser fundamental na construção de uma sociedade efetivamente democrática, mas também porque é exigência legal.
– As bases científicas e tecnológicas dos avanços na comunicação, incluindo sua expansão em escala planetária e as suas implicações na mudança de padrões comportamentais, inclusive de aprendizado e de saúde, são assunto dos mais polêmicos no dia a dia. E também sobre eles os jovens precisam refletir e emitir opiniões a todo o tempo.
– O planejamento financeiro e as possibilidades de evitar o endividamento são assuntos que, apesar de, em geral, não frequentarem a grade escolar dos jovens, deveriam estar presentes no currículo, fomentando suas reflexões e orientando suas decisões. Os dados alarmantes de endividamento e desemprego na juventude tornam o tratamento do assunto mais que uma sugestão – são uma necessidade, um dever da escola e dos materiais didáticos.