Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

- Eu sou assim... - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Vai ter uma festa! - Exercício - Para começar - BY NC 3.0BR

NO QUADRO ABAIXO, FAÇA UM DESENHO DE VOCÊ MESMO OU COLE SUA FOTO.

EU SOU ASSIM...

A passagem de luz pelos materiais - Ciências - Módulo 2 - Os sentidos, os sons e as luzes - Exercícios - Para explorar (pg. 138 - 139) - BY NC 3.0BR

A passagem de luz pelos materiais

Você estudou que o sentido da visão depende da presença de luz, que entra pela pupila e estimula o interior do olho. Regiões especiais do olho enviam essas informações ao cérebro, que as interpreta. Mas será que a luz consegue atravessar qualquer objeto?

Material

• Uma lanterna

• Um prato de vidro transparente

• Uma folha de papel vegetal e uma folha de papel-cartão

Como fazer

1 Junte-se com um colega para realizar a atividade.

2 Fiquem um de frente para o outro em um local escuro, a uma distância de aproximadamente um metro. Um de vocês dois vai segurar a lanterna, e o outro, os objetos.

3 Comecem pelo prato transparente. O colega encarregado de segurar os objetos deve colocar o prato transparente na frente do corpo e pedir ao colega que ligue a lanterna e a aponte para o prato. Observem se é possível enxergar o corpo através do prato de vidro.

4 Agora repitam a atividade com a folha de papel vegetal na frente do corpo. Por último, repitam a atividade com a folha de papel-cartão.

5 Anote no quadro abaixo os resultados da atividade.

Esses objetos são feitos de materiais diferentes. Cada material tem suas próprias características. Uma dessas características está relacionada à passagem de luz. Os materiais podem ser de três tipos:

• Transparente: material que permite a passagem de luz e possibilita ver com clareza o que está atrás dele. Exemplos: vidro e alguns plásticos.

• Translúcido: material que permite a passagem de uma parte da luz e não permite ver com clareza o que está atrás dele. Exemplo: papel vegetal.

• Opaco: material que não permite a passagem da luz e, portanto, não é possível ver algo que esteja atrás dele. Exemplos: papel-cartão, papel sulfite, madeira.

A saúde em cartaz - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para explorar: Pesquisa - BY NC 3.0BR

PARA RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS, UTILIZE AS INFORMAÇÕES DESTE LIVRO E AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS FAZENDO UMA PESQUISA EM OUTROS LIVROS, REVISTAS, NA INTERNET, ETC. VOCÊ TAMBÉM PODE ENTREVISTAR PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE E CONHECER A OPINIÃO DELES SOBRE O ASSUNTO.

Anexo 5 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Projeto município - BY NC 3.0BR

Complete as informações no quadro:

Apresentação de informações turísticas - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Mundo sem fronteiras - Exercícios - Para praticar: Vamos praticar a oralidade! - BY NC 3.0BR

Sua tarefa será apresentar um ponto turístico da sua cidade ou que você já tenha visitado em alguma viagem. Para ajudar, siga estes passos.

• Escolha um ponto turístico para apresentar, pode ser na sua cidade ou em alguma outra que você conheça.

• Pesquise as principais informações sobre esse ponto turístico, como dados históricos, datas representativas, etc.

• Escreva um roteiro detalhado do(s) lugar(es) por onde vão passar.

• Estude o que pode ser dito, mas sem decorar, para que sua apresentação seja a mais natural e atrativa possível.

• Procure adaptar o roteiro para atender pessoas de diferentes idades, ou pessoas com necessidades especiais, e destaque informações importantes do local que será mostrado.

Atividade (pg. 74) - Matemática - Módulo 5 - Simetria de reflexão - Exercícios - Simetria de reflexão nos mosaicos das calçadas - BY NC 3.0BR

Vamos retomar a imagem do mosaico do pinhão construído com pedras portuguesas pelos calceteiros da cidade de Curitiba (PR). Nos exercícios anteriores, você verificou que uma forma geométrica pode ter mais de um eixo de simetria, em várias posições: vertical, horizontal e diagonal.

a) Use régua e lápis de cor para traçar todos os eixos de simetria possíveis no mosaico. Um deles já está traçado.

b) Quantos eixos de simetria tem esse mosaico?

Resposta:

b) 8 eixos (apenas um deles já está traçado).

Atividade - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividade - Projeto município - BY NC 3.0BR

• Prossiga a pesquisa sobre a formação do município em que está situada a escola e anote as seguintes informações:

a) Data de fundação.

b) Foi um município planejado ou cresceu espontaneamente? Explique.

c) Razões para a escolha do nome do município.

d) Povos que originalmente viviam nessa região.

e) Uma data histórica importante para o município. Explique sua escolha.

f) Duas fontes históricas que podem ser utilizadas para estudar a história do município.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - O conto da vovó Estrela - Atividade - Produção de texto - BY NC 3.0BR

Nas aulas anteriores, você participou com a turma da Produção oral de um conto ficcional que tinha como personagem um animal com habilidades incomuns. Também registrou o início desse conto. Agora você vai escrever a história completa, ou seja, na íntegra.

Planejamento

1. Pegue a folha em que iniciou o registro da história e releia-o.

2. Retome oralmente com os colegas e o professor a história na íntegra.

3. Quando for continuar o registro do texto, lembre-se de:

• marcar a fala dos personagens utilizando uma nova linha, ou seja, passando para a linha de baixo.

• respeitar o espaço de um parágrafo, ou seja, recuar o texto, afastando-o da margem da folha.

• utilizar o sinal de travessão a cada fala de personagem e os sinais de interrogação, exclamação, ponto-final e reticências, quando necessário.

Registro

1. Retome o registro já iniciado na semana passada. Se preciso, tire dúvidas e troque ideias com o professor e os colegas.

2. Fique atento para não deixar de fora do registro nenhum detalhe importante sobre os personagens.

3. Lembre-se de que se trata de um conto de ficção, por isso, é possível que você crie fatos que não existiriam na realidade.

Revisão

1. Faça a releitura do texto algumas vezes.

2. Confira se as palavras estão escritas corretamente. Se verificar erros, corrija; se houver dúvida sobre a escrita, consulte o dicionário e, por último, o professor.

3. Observe se os parágrafos organizam os momentos da história.

4. Confira se o uso da pontuação está correto e, se houve diálogos no seu texto, se eles foram pontuados adequadamente.

5. Depois de terminar a revisão, passe o texto a limpo em uma folha nova de acordo com as orientações do professor. Entregue a ele seu trabalho pronto.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividades (pg. 150 - 151) - BY NC 3.0BR

Use as peças do Anexo 6 para montar uma linha do tempo, organizando as informações que mostram o desenvolvimento de um município.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades (pg. 54) - BY NC 3.0BR

Você já viu um texto organizado nesse formato?

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Você observou a imagem de três capas de livros. Esses livros são dirigidos para qual público leitor?

Resposta:

Espera-se que os alunos mencionem que o título de um deles – Pequenos contos para crescer –, assim como as imagens das capas, sinaliza que o público é o infantil, “aquele que cresce”

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A notícia e o leitor - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Leia o título e o trecho inicial desta notícia. Observe também a foto e a legenda.

Milhões de voluntários participam do Dia Mundial da Limpeza

Estima-se que mutirões de limpeza tenham acontecido em 160 países no dia 21 de setembro.

24 de setembro de 2019

Mais de 10 milhões de voluntários participaram do Dia Mundial da Limpeza, de acordo com dados dos organizadores. A campanha, realizada em 21 de setembro, tinha como objetivo incentivar pessoas a recolher o lixo descartado em espaços públicos, como praças, praias e ruas. Cerca de 160 países tiveram mutirões de limpeza na data.

No Brasil, ações de limpeza aconteceram em cerca de 1.200 cidades de todo o país, reunindo em torno de 300 mil voluntários. “É uma ação em que as pessoas saem às ruas para cuidar um pouco da cidade e lembrar que nós temos que parar de sujá-las”, diz Edillaine Muniz, coordenadora do Movimento Limpa Brasil, que organiza o Dia da Limpeza no país. [...]

Jornal Joca digital. Disponível em: https://jornaljoca.com.br/portal/milhoes-de-voluntarios-participam- do-dia-mundial-da-limpeza/. Acesso em: 20 out. 2019.

Glossário Mutirões: grupos de voluntários reunidos.

a) Que fato a notícia divulga?

b) Qual é a ligação entre a legenda e a foto?

Resposta:

a) A notícia divulga a participação de voluntários no Dia Mundial da Limpeza.

b) A legenda mostra um cartaz de “conscientização” com a mão de uma pessoa recolhendo o lixo da areia da praia.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Enunciados de tarefas escolares - Atividades - Estudo da língua: Letra h - BY NC 3.0BR

Qual é a diferença de pronúncia entre a letra h nas palavras humanos e hábitos e nas palavras que estão no quadro acima? Justifique.

Resposta:

Nas palavras “humanos” e “hábitos”, a letra h não tem som. Nas palavras do quadro, o h muda a pronúncia das letras c, n e l. A letra h não tem som quando inicia palavra.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividade - Produção de texto - BY NC 3.0BR

Agora você fará o registro de duas frases usando o verbo no imperativo. Esse registro será individual, por isso, se precisar de ajuda, conte com o professor.

Planejamento

1. Leia as situações propostas abaixo.

2. Converse com os colegas e o professor e listem alguns verbos que indicam ações.

3. Lembre‑se de que nas frases você deve usar o verbo no imperativo para pedir algo, aconselhar ou dar uma ordem.

4. Vamos treinar! Registre duas frases que exemplifiquem o uso desse tempo verbal.

Registro

Leia o quadro, ouça a explicação do professor e inicie o preenchimento dele.

Revisão

  1. Releia o que foi escrito.

 2. Procure em cada frase o verbo de ação, se ele for encontrado, as frases estão corretas.

 3. Troque o Caderno com um colega: ele confere a ortografia das palavras empregadas por você, e vice‑versa. Se perceber erro de ortografia, consulte o dicionário e indique a correção.

4. Lembre‑se de que a escrita não varia, só existe um modo correto de registrar as palavras.

Resposta:

Resposta pessoal adequada aos exemplos trabalhados no item 1.

Sugestões de respostas:

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividade - Estudo da língua: Verbo imperativo - BY NC 3.0BR

• Leia o texto e observe as imagens:

Agora responda ao que se pede.

a) Qual é a finalidade desse texto?

b) O texto “Como se brinca?” tem quantas partes?

c) Para que serve a parte “Você vai precisar de:”?

d) Releia a parte “Você vai precisar de:” e escreva os verbos no imperativo.

Resposta:

a) Esse texto tem a finalidade de ensinar a fazer as cinco-marias e de ensinar a brincar com elas.

b) O texto tem seis partes.

c) Essa parte serve para indicar os materiais necessários para fazer as cinco-marias.

d) Recorte, costure e coloque.

- pg. 123 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

OS QUADRINHOS A SEGUIR ESTÃO MOSTRANDO UM DIA NA VIDA DE RUI, MAS OS ACONTECIMENTOS ESTÃO FORA DE ORDEM!

• COM UM COLEGA, ORDENE CORRETAMENTE A SEQUÊNCIA.

Resposta:

Professor, organize a turma em duplas para que coloquem em ordem o dia do personagem. Caso queira, a atividade pode ser feita coletivamente de modo que você conduza a observação. 1 - Ele está de pijama e se espreguiçando (o que indica que acabou de acordar). 2 – Ainda de pijama ele está escovando os dentes. 3 – Ele está brincando. 4 – Rui está lavando as mãos antes de almoçar. 5 – Rui está almoçando. 6 – Ao fim do dia, ele está tomando banho. Analise com os alunos a sequência temporal que determina que esses hábitos de higiene são práticas diárias (começar o dia, antes de comer, lavar-se depois de brincar, fim do dia, etc.).

A saúde em cartaz - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

QUE HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL DEVEMOS TER PARA MANTER A SAÚDE DO CORPO? 

A saúde em cartaz - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para explorar: Pesquisa - BY NC 3.0BR

COM OS RESULTADOS DA PESQUISA, PRODUZA PANFLETOS, CARTAZES, JORNAIS, REVISTAS, VÍDEOS OU ENCENE UMA PEÇA DE TEATRO INFORMANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE E DE BONS HÁBITOS PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE.

Anúncio publicitário - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Viajar é bom demais - Exercícios - Para praticar: Você é o escritor! - BY NC 3.0BR

Anúncio publicitário

Neste capítulo, você viu anúncios publicitários de dois estados brasileiros. Agora é a sua vez de produzir um anúncio publicitário sobre o seu município para mostrar todo o potencial turístico do lugar em que você mora.

Planejamento

Reúna-se com alguns colegas e, em grupo, sigam as etapas abaixo.

• Pensem no que há de mais legal em seu município e que seria interessante para um turista conhecer.

• Reúnam imagens (fotografias ou desenhos) que representem esse lugar e que sejam atraentes.

• Elaborem um texto curto e objetivo sobre o município para convencer o leitor a conhecê-lo.

Atividade (pg. 133) - Matemática - Módulo 8 - Medidas de tempo - Exercícios - Horários diferentes no mesmo instante - BY NC 3.0BR

Você percebeu que, no mesmo instante em que Miguel e sua mãe trocavam mensagens, a cidade de São Paulo, no Brasil, e a cidade de Adelaide, na Austrália, estavam em horários diferentes?

Mais uma vez, volte à abertura deste Módulo para responder aos itens a seguir.

• Qual era o dia do mês, da semana e o horário da cidade de São Paulo, no momento em que Miguel conversava com sua mãe?

• Qual era o dia do mês, da semana e o horário da cidade de Adelaide, no momento em que a mãe conversava com Miguel?

• Qual das cidades estava com horário à frente? Quanto à frente?

Resposta:

• Dia 12, quarta-feira, 8 h da noite.

• Dia 13, quinta-feira, 9 h 30 min.

• Adelaide. 13 h 30 min.

Atividade (pg. 79) - Matemática - Módulo 5 - Simetria de reflexão - Atividades - Classificação dos polígonos - BY NC 3.0BR

Observe as representações dos sólidos geométricos. Em seguida escreva o nome da forma geométrica plana que está colorida em cada uma das representações.

Resposta:

retângulo / triângulo / retângulo

Atividade - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividades - Você é o cientista - BY NC 3.0BR

Comparação de tipos de solo

Forme grupo com os colegas e descubra a cor, a composição e a textura de alguns tipos de solo, observando e manipulando diferentes amostras.

Glossário Textura: refere-se ao tamanho das partículas (“grãos”) que formam o solo.

Material

• Três amostras de diferentes tipos de solo (de jardim, de horta, areia de parquinho, do entorno da escola, etc.)

• Três bandejas plásticas ou de isopor reutilizado

• Folhas de jornal

• Lupa (opcional)

• Borrifador com água

• Duas peneiras de diferentes tramas (grossa e fina)

• Três etiquetas

Procedimento

1. Forre a mesa de trabalho com as folhas de jornal. Sobre elas, organize as bandejas.

2. Identifique os recipientes com etiquetas numeradas.

3. Despeje um punhado da amostra do solo 1 em uma das bandejas. Repita esse procedimento com as outras amostras.

4. Analise a cor e registre-a na tabela abaixo.

5. Agora manipule as amostras de solo. Procure observar o tamanho das partículas que as compõem e a presença de restos vegetais (raízes, folhas, gravetos, entre outros elementos). Se possível, use a lupa durante a observação.

6. Passe cada amostra de solo, separadamente, em uma peneira de trama grossa. Em seguida, passe o solo peneirado pela peneira de trama fina.

7. Observe os materiais que ficaram retidos na peneira grossa. Depois, os que ficaram retidos na peneira fina. Finalmente, observe os que passaram por ambas as peneiras. Anote suas observações na tabela, na linha composição.

8. Manipule novamente as amostras de solo, procurando perceber, através do tato, se são mais ou menos ásperas ou se são macias.

9. Borrife um pouco de água em um punhado da amostra. Esfregue-a entre os dedos, de preferência com a mão que você não utiliza para escrever. Qual é a sensação que você tem ao toque? Anote na linha textura.

 

Resposta:

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A notícia e o leitor - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Você já estudou a notícia no 2º ano e conheceu as partes que a formam, ou seja, como ela se compõe, para que serve a foto e a legenda (foto-legenda), etc. Sabe que a notícia tem por função contar ao leitor os fatos importantes que ocorrem no mundo. Neste Módulo, você vai pôr em prática seus conhecimentos e obter outros.

Acompanhe a leitura do professor.

Simone Machado Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto 29/08/2019 17h22

Já passou de 60 horas o incêndio em uma área de preservação permanente, em Castilho, interior de São Paulo. A área devastada pelo fogo é de aproximadamente dois mil hectares, o equivalente a dois mil campos de futebol, segundo a Companhia Energética de São Paulo (Cesp)concessionária responsável pela preservação da mata.

Na man hã de hoje a Defesa Civil Estadual enviou uma aeronave para ajudar no combate às chamas. O avião tanque tem capacidade para transportar 1.800 litros de água e líquido gerador de espuma que suprime o calor. Além da aeronave, dois helicópteros Águia da PM, dois caminhões do Corpo de Bombeiros e dois caminhões pipas de usinas da região ajudam no controle do incêndio. Pelo menos 40 homens trabalham no local.

Há dificuldade para controlar as chamas, já que se trata de uma área com solo pantanoso e de mata fechada, apenas aeronaves conseguem chegar até os focos. Bombeiros em solo trabalham no isolamento do fogo para que ele não atinja pastagens vizinhas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma plantação de cana-de-açúcar, na noite de segunda-feira. Até esta tarde os bombeiros continuam no trabalho de combate às chamas. Não há previsão para o término dos trabalhos.

Animais de pequeno porte não conseguiram fugir do local e morreram carbonizados; outros danos ambientais ainda não foram calculados. “No momento, a prioridade está no combate às chamas, com posterior avaliação dos demais impactos”, diz trecho da nota enviada pela Cesp.

A concessionária explicou ainda que “comunicou às autoridades sobre a ocorrência para apuração dos fatos, tendo em vista que foram identificados pelo menos dois focos iniciais de incêndio, distantes cerca de três quilômetros, um deles em área não pertencente à CESP”.

A área é conhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Foz do Aguapeí e tem 8.353 hectares. O local serve de abrigo para diversos animais silvestres.

Meio Ambiente. UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/ redacao/2019/08/29/incendio-em-area-de-preservacao-no-interior-de-sp-ja-dura-3-dias.htm. Acesso em: 28 jul. 2020.

Glossário Área de preservação permanente: área protegida que tem por função, por exemplo, preservar as nascentes e cursos de água, a paisagem, a diversidade da vida, o fluxo dos animais, o bem-estar dos seres humanos. Companhia Energética de São Paulo (Cesp): produtora de energia elétrica do Estado de São Paulo. Concessionária: empresa que recebe o direito, a permissão (neste caso, do governo) de explorar serviços de utilidade pública. Defesa Civil Estadual: uma organização cujas ações são de socorro, de assistência e de reconstrução destinadas a evitar ou minimizar desastres naturais ou não. PM: Polícia Militar. Carbonizados: queimados, reduzidos a carvão.

A notícia relata para o leitor um fato, algo que aconteceu realmente. Qual é esse fato, ou seja, o que aconteceu? Onde?

Resposta:

Aconteceu um incêndio, em Castilho, interior do estado de São Paulo, em uma área de preservação permanente de mata.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A notícia e o leitor - Atividades - Estudo da língua: Composição das sílabas - BY NC 3.0BR

Junte à sílaba -to a composição da sílaba indicada, para formar uma palavra em cada item:

Resposta:

a) Respostas possíveis: ga-to, ma-to, ca-to, ra-to

b) Respostas possíveis: a-to, O-to

c) Respostas possíveis: gas-to, cas-to, vis-to, cus-to

d) Respostas possíveis: gra-to, fri-to, bru-to, gri-to

e) Respostas possíveis: is-to, ap-to

f) Respostas possíveis: oi-to, ei-to, au-to

g) Respostas possíveis: mui-to, pei-to

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - O conto da vovó Estrela - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Quando você dorme, sonha. Você costuma lembrar-se de seus sonhos? Eles são em preto e branco ou coloridos? Quais sonhos se repetem? O que mais gostaria de contar sobre seus sonhos para os colegas?

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

L eia o sumário do livro Pequenos contos para sonhar: histórias tradicionais de muitos lugares, observando as informações abaixo dos títulos.

O sumário é a lista dos títulos dos textos contidos no livro.

SUMÁRIO

6 SABER LER OU SONHAR História da Áustria ilustrada por Clémentine Sourdais

10 A AVE E O FILHOTE DE HOMEM História da República Democrática do Congo ilustrada por Marion Puech

14 O GALO DO DESTINO História da Argélia ilustrada por Clémentine Sourdais

18 O TESOURO DISTANTE História da Espanha ilustrada por Clémentine Sourdais

24 A PRECE QUE TUDO PODE História da Índia ilustrada por Marion Puech

28 A VOVÓ ESTRELA História da Croácia ilustrada por Marion Puech

32 A TARTARUGA E A GAZELA História do Senegal ilustrada por Ilya Green

36 O PESADELO História da França ilustrada por Ilya Green

40 O GÊNIO DA FELICIDADE História da Costa do Marfim ilustrada por Ilya Green

45 SOBRE O AUTOR

47 SOBRE OS ILUSTRADORES

Mario Urbanet. Pequenos contos para sonhar: histórias tradicionais de muitos lugares. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012.

• Esses contos narram histórias de um país ou mais? Para quem eles foram escritos?

Resposta:

Esses contos narram histórias de diferentes países e foram escritos para crianças.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Você vai ler uma notícia que é acompanhada de um texto de formato diferente, como o que foi visto na abertura deste Módulo.

Casos de queimadas em Jundiaí sobem 49,6% em 2018

Com a falta de chuva, tempo seco e a baixa umidade do ar, aumenta a incidência de queimadas em Jundiaí e região. O motivo vai desde bitucas de cigarro jogadas em mato seco até atos de vandalismo.

Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, o coronel Gimenez, da Defesa Civil, informou que o clima se encontra favorável para que queimadas aconteçam. Como consequência do clima seco, as fagulhas e faíscas são facilmente levadas pelo vento, transformando uma pequena queimada em um incêndio grave. “As temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar aumentam muito o nível de combustibilidade da vegetação”, informa o Coronel.

Comparado com os casos registrados no mesmo período do ano passado, o número de ocorrências em 2018 é alarmante. Confira no infográfico abaixo:

Tribuna de Jundiaí. Cidade. 27 jul. 2018. Disponível em: https://tribunadejundiai.com.br/noticias/cidades/ jundiai/3839-casos-de-queimadas-em-jundiai-sobem-49-6-em-2018. Acesso em: 11 mar. 2020.

Glossário Infográfico: texto que usa palavras, números e elementos gráfico-visuais geralmente utilizado em notícias. Guarda Municipal: instituição do município, que colabora na segurança pública. Área de pastagens: espaço com pastos usados para alimentação de animais. Mata nativa: que não sofreu muita interferência humana. Apreensão: ato de prender, impedir. Apetrechos: ferramentas, equipamentos.

Responda oralmente a questão.

Você viu que o quadro abaixo da notícia é um infográfico.

a) Em que esse infográfico é diferente da notícia escrita?

b) É mais rápido entender as informações lendo a notícia ou o infográfico?

Resposta:

a) Espera-se que os alunos respondam que esse infográfico é diferente da notícia por ser composto de imagens, números e barras coloridas.

b) Resposta possível: é mais rápido entender as informações lendo o infográfico.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividade - Produção oral - BY NC 3.0BR

Origami de cisne

Com os colegas e o professor, releia os textos instrucionais “Origami de cisne”, e “Cinco‑marias”, acima. Esses textos usam verbos de comando para orientar os leitores.

Em seguida, com os colegas, vocês apresentarão os textos instrucionais oralmente. Para isso, sigam o roteiro abaixo e as orientações do professor.

Planejamento

1. Organizem dois grupos, o primeiro apresentará oralmente as instruções do texto “Origami de cisne” e o segundo, o da brincadeira “cinco‑marias”.

2. Recebam as orientações do professor sobre o texto que o seu grupo trabalhará.

3. Dividam as tarefas, ou seja, qual trecho cada participante do seu grupo ensinará aos ouvintes. 

4. Distribuam a leitura do texto igualmente entre os participantes de modo que cada um leia a sua parte, entenda, memorize e ensaie o texto que falará.

5. Lembrem‑se de utilizar nos textos instrucionais os verbos no imperativo: pegue, dobre, corte, costure, faça, espere, jogue, monte, etc.

6. Comecem o ensaio.

Ensaio

O ensaio é fundamental para uma boa apresentação. Então:

• Leiam suas falas quantas vezes achar necessário até que tenham decorado uma boa parte delas. Falem em voz alta e fiquem atentos às indicações sobre o modo de se movimentar, de gesticular, de falar, de se expressar.

• Ensaiem com um colega de seu grupo e peça sugestões sobre o que pode ser melhorado.

• Sigam também as orientações do professor.

Apresentação

No dia e horário combinados, organizem‑se e sigam as orientações do professor, respeitando todas as regras e acordos anteriormente definidos, e realizem a apresentação para o público. Caprichem!

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Leia o texto de instrução:

Brinquedos com palitos de sorvete: jogo da velha

Você vai precisar de:​ 4 palitos de sorvete 10 tampinhas de garrafa PET Tinta de 4 cores variadas Caneta permanente Cola

Como fazer seu brinquedo Primeiro, pinte cada palito de uma cor. Deixe-os secar. Quando estiverem secos, cole os palitos em formato de “jogo da velha”. Em seguida, pinte as tampinhas de branco e deixe-as secar. Então, pegue a caneta e desenhe um X em cinco tampinhas e um O nas outras cinco que sobraram.

Texto escrito por Leila Rensi.

O jogo da velha é um jogo muito tradicional. Tem esse nome porque era jogado na Inglaterra por mulheres idosas que não conseguiam mais bordar por não enxergarem bem. Nele o objetivo é colocar 3 símbolos iguais numa mesma linha, coluna ou diagonal.

a) Esse texto ensina a fazer o quê?

b) Liste os materiais necessários para o brinquedo do jogo da velha.

Resposta:

a) Esse texto ensina a fazer o brinquedo para jogar o jogo da velha.

b) Os materiais são: quatro palitos de sorvete, dez tampinhas de garrafa PET, tinta de quatro cores variadas, caneta permanente e cola.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividade - Produção oral - BY NC 3.0BR

Em aulas anteriores foi encontrado na sua sala de aula um objeto inesperado que causou diferentes sensações na turma.

Agora você e os colegas farão uma pesquisa para descobrir como cada colega reagiu ao ver o objeto inesperado. Com os dados coletados na pesquisa, vocês devem preencher uma tabela e depois produzir um gráfico de colunas a fim de apresentar visualmente o resultado da pesquisa.

Planejamento

1. O professor vai organizar a turma para iniciar a realização da pesquisa.

2. Fale e ouça adequadamente de acordo com as regras das conversas coletivas:

• adote postura de respeito ao ouvir;

• cuide do seu tom de voz para ser ouvido no grupo todo;

• exerça o respeito e a adequação aos assuntos tratados;

• use sempre tom de voz gentil e respeitoso.

Registro

Ao sinal do professor, anote na tabela o nome do colega e marque um X para indicar a resposta dele. Não se esqueça de registrar na tabela sua resposta também.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas