Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 3 - Representando um município por meio de planta baixa - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Leia as frases a seguir e marque C para as corretas e I para as incorretas.

(  ) A maquete representa o espaço por meio de miniaturas.

(  ) A planta baixa representa o espaço em uma folha de papel, na forma de desenho.

(  ) Por meio da planta baixa, podemos representar espaços como a escola e o município.

(  ) A planta baixa é o desenho do espaço representado na visão oblíqua.

Reescreva a(s) frase(s) incorreta(s) para que fique(m) correta(s).

Resposta:

C - A maquete representa o espaço por meio de miniaturas.

C - A planta baixa representa o espaço em uma folha de papel, na forma de desenho.

C - Por meio da planta baixa, podemos representar espaços como a escola e o município.

I - A planta baixa é o desenho do espaço representado na visão oblíqua.

A planta baixa é o desenho do espaço representado na visão vertical.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Converse com adultos de sua família sobre as seguintes questões:

a) O nome da rua da sua casa: Anote as informações que considerar mais importantes sobre essa conversa.

b) A inspiração para nomeá-la:

(  ) Palavra de origem indígena.

(  ) Nome de pessoa.

(  ) Nome de planta ou animal.

(  ) Nome de município, estado ou país.

(  ) Número.

(  ) Data comemorativa.

(  ) Outro:

Resposta:

Explique os procedimentos desta tarefa por meio de exemplos na lousa. Esses itens serão usados no Projeto município na aula seguinte. Por isso, certifique-se de que todos compreenderam o que deve ser feito.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - O conto da vovó Estrela - Atividade - Produção de texto - BY NC 3.0BR

Nas aulas anteriores, você participou com a turma da Produção oral de um conto ficcional que tinha como personagem um animal com habilidades incomuns. Também registrou o início desse conto. Agora você vai escrever a história completa, ou seja, na íntegra.

Planejamento

1. Pegue a folha em que iniciou o registro da história e releia-o.

2. Retome oralmente com os colegas e o professor a história na íntegra.

3. Quando for continuar o registro do texto, lembre-se de:

• marcar a fala dos personagens utilizando uma nova linha, ou seja, passando para a linha de baixo.

• respeitar o espaço de um parágrafo, ou seja, recuar o texto, afastando-o da margem da folha.

• utilizar o sinal de travessão a cada fala de personagem e os sinais de interrogação, exclamação, ponto-final e reticências, quando necessário.

Registro

1. Retome o registro já iniciado na semana passada. Se preciso, tire dúvidas e troque ideias com o professor e os colegas.

2. Fique atento para não deixar de fora do registro nenhum detalhe importante sobre os personagens.

3. Lembre-se de que se trata de um conto de ficção, por isso, é possível que você crie fatos que não existiriam na realidade.

Revisão

1. Faça a releitura do texto algumas vezes.

2. Confira se as palavras estão escritas corretamente. Se verificar erros, corrija; se houver dúvida sobre a escrita, consulte o dicionário e, por último, o professor.

3. Observe se os parágrafos organizam os momentos da história.

4. Confira se o uso da pontuação está correto e, se houve diálogos no seu texto, se eles foram pontuados adequadamente.

5. Depois de terminar a revisão, passe o texto a limpo em uma folha nova de acordo com as orientações do professor. Entregue a ele seu trabalho pronto.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividade - Produção oral - BY NC 3.0BR

Nas aulas anteriores, você e os colegas ouviram e leram um conto ficcional, ou seja, ele não conta uma história real, foi inventado pelo autor que imaginou a história. Em literatura, esse tipo de texto é chamado ficção.

Ficção é o termo usado para designar uma narrativa, uma história imaginária, criada, inventada por alguém.

No conto ficcional de Mario Urbanet, temos um gato que fala, interage e participa da história com os demais personagens.

Sabemos que gatos não falam, mas nos contos ficcionais os animais podem falar, sentir, agir como se fossem seres humanos.

Com os colegas, criem um conto ficcional. Depois, conte-o coletivamente, ou seja, cada um contará uma parte dele, sempre partindo de onde o colega parou. Para isso, sigam o roteiro.

Planejamento

1. Escolham um animal (gato, cachorro, passarinho, peixe, etc.). Esse animal terá habilidades incomuns, como falar, cantar, ser forte, bem-humorado, alegre, rápido, lento ou outra característica que o diferencie dos demais personagens do conto que será produzido pela turma. O importante é ressaltar no conto que esse animal é diferente e especial de alguma maneira.

2. Pensem em outros personagens que farão parte dessa história.

3. Definam quem narrará a história. O narrador contará a história de fora ou ele também será um dos personagens?

4. Escolham o lugar onde a história acontecerá.

5. Elaborem o que acontecerá na história.

6. Imaginem os acontecimentos e as ações principais da história.

7. Criem um título do conto ficcional.

O conto ficcional permite que se criem diferentes vozes para cada personagem. A voz pode ser fina, grossa, meio chorosa, alegre. Ao representar a voz de um determinado personagem, é importante manter o tom até o final da apresentação, para que fique marcada sua característica no modo de falar.

Pode-se ainda emitir sons, por exemplo, para indicar uma porta abrindo, os barulhos dos passos de um personagem andando em diferentes tipos de piso: pedra, madeira (que pode ranger), terra, asfalto quente. Vejam que a escolha de detalhes permite enriquecer ainda mais a história.

Divirtam-se com a criação do conto ficcional, soltem a imaginação, insiram outras características aos personagens da história, mas não se esqueçam de seguir as orientações do roteiro, elas os ajudarão a organizar o trabalho da turma.

Criada a história, escolham quem participará da apresentação oral, quem ocupará o lugar de cada personagem, quem fará a narração e, se houver algum efeito sonoro, quem o produzirá.

Apresentação

1. Falem o título do conto ficcional.

2. Iniciem a apresentação da história. Cada participante escolhido deverá contar a sua parte. Para isso, o aluno escolhido para iniciar o conto começa e os outros colegas vão continuando de onde o último parou.

3. Ouçam com respeito, atenção e interesse a narração de cada colega.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividade - Produção de texto - BY NC 3.0BR

O conto ficcional que foi narrado pela turma agora será transformado em um texto escrito. Neste momento, o registro será apenas do início da história. O texto deve ser registrado individualmente.

Planejamento

1. Faça um exercício de lembrar em detalhes a história do conto ficcional produzido coletivamente na seção anterior. Depois, siga o roteiro e faça o que se pede.

2. Conte a história sem participar dela. Lembre-se de que o(a) narrador(a) é aquele(a) que conta/narra a história, sem necessariamente ser um dos personagens. Em caso de dúvida, peça ajuda ao professor.

Registro

Em uma folha avulsa, registre o início do texto narrado oralmente pela sua turma. Lembre-se de que se trata de um conto ficcional, logo, é possível que você crie fatos que não existam na realidade, ou que raramente se ouve dizer. No seu registro, você será o autor, por isso, se quiser pode ampliar, alterar, reduzir, incluir novos fatos ou personagens à história.

Revisão

Releia o trecho inicial do seu texto. Ele será finalizado na próxima aula de produção de texto. Verifique no seu registro se as palavras estão escritas corretamente e, em caso de dúvida, consulte um dicionário.

Confira ainda se os personagens foram apresentados e suas características foram descritas.

Fique atento ao narrador, pois ele não pode participar da história como personagem.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Observe a capa deste livro:

• Esse livro é dirigido a qual público? Como você percebe isso?

Resposta:

Esse livro é dirigido ao público infantil. É possível perceber isso pelas imagens de crianças e animais e pelas cores.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A notícia e o leitor - Atividades - Estudo da língua: Composição das sílabas - BY NC 3.0BR

Junte à sílaba -to a composição da sílaba indicada, para formar uma palavra em cada item:

Resposta:

a) Respostas possíveis: ga-to, ma-to, ca-to, ra-to

b) Respostas possíveis: a-to, O-to

c) Respostas possíveis: gas-to, cas-to, vis-to, cus-to

d) Respostas possíveis: gra-to, fri-to, bru-to, gri-to

e) Respostas possíveis: is-to, ap-to

f) Respostas possíveis: oi-to, ei-to, au-to

g) Respostas possíveis: mui-to, pei-to

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades (pg. 54) - BY NC 3.0BR

Você já viu um texto organizado nesse formato?

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades - Estudo da língua: Emprego de g ou gu - BY NC 3.0BR

Complete as regras:

a) Para obter o som /j/ na sílaba, escrevemos a letra g antes das vogais _____________________.

b) Para obter o som /g/, escrevemos a letra g antes das vogais _____________________.

c) Para a letra g ter som /g/, quando ela é seguida das vogais _____________________, acrescentamos entre o g e a vogal _____________________.

Resposta:

a) e ou i.

b) a, o ou u.

c) u // e ou i.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

L eia o sumário do livro Pequenos contos para sonhar: histórias tradicionais de muitos lugares, observando as informações abaixo dos títulos.

O sumário é a lista dos títulos dos textos contidos no livro.

SUMÁRIO

6 SABER LER OU SONHAR História da Áustria ilustrada por Clémentine Sourdais

10 A AVE E O FILHOTE DE HOMEM História da República Democrática do Congo ilustrada por Marion Puech

14 O GALO DO DESTINO História da Argélia ilustrada por Clémentine Sourdais

18 O TESOURO DISTANTE História da Espanha ilustrada por Clémentine Sourdais

24 A PRECE QUE TUDO PODE História da Índia ilustrada por Marion Puech

28 A VOVÓ ESTRELA História da Croácia ilustrada por Marion Puech

32 A TARTARUGA E A GAZELA História do Senegal ilustrada por Ilya Green

36 O PESADELO História da França ilustrada por Ilya Green

40 O GÊNIO DA FELICIDADE História da Costa do Marfim ilustrada por Ilya Green

45 SOBRE O AUTOR

47 SOBRE OS ILUSTRADORES

Mario Urbanet. Pequenos contos para sonhar: histórias tradicionais de muitos lugares. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012.

• Esses contos narram histórias de um país ou mais? Para quem eles foram escritos?

Resposta:

Esses contos narram histórias de diferentes países e foram escritos para crianças.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividade - Produção oral - BY NC 3.0BR

Origami de cisne

Com os colegas e o professor, releia os textos instrucionais “Origami de cisne”, e “Cinco‑marias”, acima. Esses textos usam verbos de comando para orientar os leitores.

Em seguida, com os colegas, vocês apresentarão os textos instrucionais oralmente. Para isso, sigam o roteiro abaixo e as orientações do professor.

Planejamento

1. Organizem dois grupos, o primeiro apresentará oralmente as instruções do texto “Origami de cisne” e o segundo, o da brincadeira “cinco‑marias”.

2. Recebam as orientações do professor sobre o texto que o seu grupo trabalhará.

3. Dividam as tarefas, ou seja, qual trecho cada participante do seu grupo ensinará aos ouvintes. 

4. Distribuam a leitura do texto igualmente entre os participantes de modo que cada um leia a sua parte, entenda, memorize e ensaie o texto que falará.

5. Lembrem‑se de utilizar nos textos instrucionais os verbos no imperativo: pegue, dobre, corte, costure, faça, espere, jogue, monte, etc.

6. Comecem o ensaio.

Ensaio

O ensaio é fundamental para uma boa apresentação. Então:

• Leiam suas falas quantas vezes achar necessário até que tenham decorado uma boa parte delas. Falem em voz alta e fiquem atentos às indicações sobre o modo de se movimentar, de gesticular, de falar, de se expressar.

• Ensaiem com um colega de seu grupo e peça sugestões sobre o que pode ser melhorado.

• Sigam também as orientações do professor.

Apresentação

No dia e horário combinados, organizem‑se e sigam as orientações do professor, respeitando todas as regras e acordos anteriormente definidos, e realizem a apresentação para o público. Caprichem!

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Leia o texto de instrução:

Brinquedos com palitos de sorvete: jogo da velha

Você vai precisar de:​ 4 palitos de sorvete 10 tampinhas de garrafa PET Tinta de 4 cores variadas Caneta permanente Cola

Como fazer seu brinquedo Primeiro, pinte cada palito de uma cor. Deixe-os secar. Quando estiverem secos, cole os palitos em formato de “jogo da velha”. Em seguida, pinte as tampinhas de branco e deixe-as secar. Então, pegue a caneta e desenhe um X em cinco tampinhas e um O nas outras cinco que sobraram.

Texto escrito por Leila Rensi.

O jogo da velha é um jogo muito tradicional. Tem esse nome porque era jogado na Inglaterra por mulheres idosas que não conseguiam mais bordar por não enxergarem bem. Nele o objetivo é colocar 3 símbolos iguais numa mesma linha, coluna ou diagonal.

a) Esse texto ensina a fazer o quê?

b) Liste os materiais necessários para o brinquedo do jogo da velha.

Resposta:

a) Esse texto ensina a fazer o brinquedo para jogar o jogo da velha.

b) Os materiais são: quatro palitos de sorvete, dez tampinhas de garrafa PET, tinta de quatro cores variadas, caneta permanente e cola.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Enunciados de tarefas escolares - Atividades - Estudo da língua: Letra h - BY NC 3.0BR

Qual é a diferença de pronúncia entre a letra h nas palavras humanos e hábitos e nas palavras que estão no quadro acima? Justifique.

Resposta:

Nas palavras “humanos” e “hábitos”, a letra h não tem som. Nas palavras do quadro, o h muda a pronúncia das letras c, n e l. A letra h não tem som quando inicia palavra.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividade - Produção de texto - BY NC 3.0BR

Chegou a hora de produzir o gráfico com os dados obtidos na pesquisa. O gráfico pode ser feito em dupla. A mesma dupla que registrou a notícia no Módulo 3. Cada dupla deve fazer o seu gráfico para utilizá-lo posteriormente.

O gráfico produzido fará parte da notícia que você e seu colega registraram no Módulo 3. Siga as orientações do professor.

Planejamento

1. Releiam o texto da notícia produzida na semana anterior. Vejam se é necessário acrescentar outras informações ao texto.

2. Observem o exemplo abaixo de como deve ser o preenchimento de um gráfico de colunas. Pintem um quadrinho para indicar cada voto. Usem uma cor diferente para cada palavra. Por exemplo, se o resultado da pesquisa fosse 11 votos para surpresa, 6 votos para curiosidade e 9 votos para espanto, o gráfico ficaria assim:

Registro

1. Em uma folha de papel quadriculado avulsa, tracem uma reta e, abaixo dela, escrevam as palavras indicadas na tabela. Representem com desenhos cada sensação.

2. Registrem os dados da pesquisa no gráfico de colunas. Pintem um quadrinho para indicar cada voto. Usem uma cor diferente para cada sensação. Depois de colorir os quadrinhos, escrevam o título no gráfico e informem, abaixo do título, o nome dos alunos que realizaram a pesquisa.

3. Juntem o gráfico de colunas com a notícia do objeto inesperado.

4. O gráfico passa a ser parte da notícia, pois mostrará a veracidade da informação por meio da pesquisa das sensações da turma ao encontrar o objeto noticiado.

5. Se necessário, acrescentem outras informações ao texto, mas agora remetendo o leitor ao gráfico e às informações que ele revela.

Revisão

1. Façam a revisão para ter certeza de que não esqueceram nenhum detalhe.

2. Vejam se todas as informações listadas no registro foram escritas.

3. Observem se as palavras foram grafadas corretamente. Para isso, em caso de dúvida, utilizem o dicionário.

4. Confiram se texto e gráfico se completam, pois ambos tratam do mesmo assunto, ou seja, o objeto inesperado que apareceu na sala e as sensações que ele gerou nos colegas.

5. Troquem a notícia com os colegas da sala, leiam e descubram como eles trataram as informações presentes no gráfico. E ainda, em que pontos as notícias foram registradas de forma semelhante ou diferente.

6. Completem o texto ao receberem do colega, se acharem que faltou algo na notícia de vocês.

7. Vejam se o nome da dupla foi registrado na folha.

8. Entreguem o texto ao professor, que fará a correção.

9. Registrem em poucas linhas de uma folha avulsa o que acharam dessa experiência. No registro deve conter sua opinião sobre esse tipo de trabalho, se gostaram ou não e o porquê.

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 2 - Adicionar e subtrair - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Faça o que se pede em cada item.

a) Decomponha os números em duas parcelas, uma delas deve ser uma dezena exata.

19:

35:

64:

93:

b) Complete as frases:

12 para chegar a 21 faltam ____

28 para chegar a 34 faltam ____

41 para chegar a 49 faltam ____

58 para chegar a 65 faltam ____

Resposta:

a) 19: 10 + 9

35: 30 + 5

64: 60 + 5

93: 90 + 3

b) 12 para chegar a 21 faltam 9

28 para chegar a 34 faltam 6

41 para chegar a 49 faltam 8

58 para chegar a 65 faltam 7

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividades (pg. 147) - BY NC 3.0BR

O que a sequência de imagens representa?

Resposta:

As imagens representam a formação de uma cidade.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - O conto da vovó Estrela - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Quando você dorme, sonha. Você costuma lembrar-se de seus sonhos? Eles são em preto e branco ou coloridos? Quais sonhos se repetem? O que mais gostaria de contar sobre seus sonhos para os colegas?

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A notícia e o leitor - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Você já estudou a notícia no 2º ano e conheceu as partes que a formam, ou seja, como ela se compõe, para que serve a foto e a legenda (foto-legenda), etc. Sabe que a notícia tem por função contar ao leitor os fatos importantes que ocorrem no mundo. Neste Módulo, você vai pôr em prática seus conhecimentos e obter outros.

Acompanhe a leitura do professor.

Simone Machado Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto 29/08/2019 17h22

Já passou de 60 horas o incêndio em uma área de preservação permanente, em Castilho, interior de São Paulo. A área devastada pelo fogo é de aproximadamente dois mil hectares, o equivalente a dois mil campos de futebol, segundo a Companhia Energética de São Paulo (Cesp)concessionária responsável pela preservação da mata.

Na man hã de hoje a Defesa Civil Estadual enviou uma aeronave para ajudar no combate às chamas. O avião tanque tem capacidade para transportar 1.800 litros de água e líquido gerador de espuma que suprime o calor. Além da aeronave, dois helicópteros Águia da PM, dois caminhões do Corpo de Bombeiros e dois caminhões pipas de usinas da região ajudam no controle do incêndio. Pelo menos 40 homens trabalham no local.

Há dificuldade para controlar as chamas, já que se trata de uma área com solo pantanoso e de mata fechada, apenas aeronaves conseguem chegar até os focos. Bombeiros em solo trabalham no isolamento do fogo para que ele não atinja pastagens vizinhas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma plantação de cana-de-açúcar, na noite de segunda-feira. Até esta tarde os bombeiros continuam no trabalho de combate às chamas. Não há previsão para o término dos trabalhos.

Animais de pequeno porte não conseguiram fugir do local e morreram carbonizados; outros danos ambientais ainda não foram calculados. “No momento, a prioridade está no combate às chamas, com posterior avaliação dos demais impactos”, diz trecho da nota enviada pela Cesp.

A concessionária explicou ainda que “comunicou às autoridades sobre a ocorrência para apuração dos fatos, tendo em vista que foram identificados pelo menos dois focos iniciais de incêndio, distantes cerca de três quilômetros, um deles em área não pertencente à CESP”.

A área é conhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Foz do Aguapeí e tem 8.353 hectares. O local serve de abrigo para diversos animais silvestres.

Meio Ambiente. UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/ redacao/2019/08/29/incendio-em-area-de-preservacao-no-interior-de-sp-ja-dura-3-dias.htm. Acesso em: 28 jul. 2020.

Glossário Área de preservação permanente: área protegida que tem por função, por exemplo, preservar as nascentes e cursos de água, a paisagem, a diversidade da vida, o fluxo dos animais, o bem-estar dos seres humanos. Companhia Energética de São Paulo (Cesp): produtora de energia elétrica do Estado de São Paulo. Concessionária: empresa que recebe o direito, a permissão (neste caso, do governo) de explorar serviços de utilidade pública. Defesa Civil Estadual: uma organização cujas ações são de socorro, de assistência e de reconstrução destinadas a evitar ou minimizar desastres naturais ou não. PM: Polícia Militar. Carbonizados: queimados, reduzidos a carvão.

A notícia relata para o leitor um fato, algo que aconteceu realmente. Qual é esse fato, ou seja, o que aconteceu? Onde?

Resposta:

Aconteceu um incêndio, em Castilho, interior do estado de São Paulo, em uma área de preservação permanente de mata.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividades - Estudo da língua: Ordem alfabética - BY NC 3.0BR

Por que, em algumas situações, é importante organizar palavras em ordem alfabética?

Resposta:

É importante organizar palavras em ordem alfabética para facilitar a busca das palavras que se deseja encontrar.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - O conto da vovó Estrela - Atividades (pg. 25) - BY NC 3.0BR

Observe a imagem e responda oralmente à questão a seguir:

A vovó Estrela

Um dia, um menino resolveu parar de falar. O gato lhe perguntou por que, mas o menino não respondeu. O gato então lhe disse:

— Quer saber? Vou fazer a mesma coisa!

E parou de ronronar. Ao ver aquilo, a casa não abriu as janelas e as flores do jardim fecharam suas pétalas. O sol, furioso por não ser mais admirado, resolveu parar de brilhar. E nesse mesmo instante a lua e as estrelas se apagaram. Todas as estrelas, menos uma, ninguém sabe por quê. Ela desceu até o sonho do neto que acabava de adormecer e murmurou em seu ouvido:

— Eu continuo amando você, meu netinho! Vou contar uma história enquanto você dorme.

A história da vovó Estrela é a seguinte.

“Um dia, um menino resolveu parar de falar. O gato perguntou-lhe por que, mas ele não respondeu. O gato então lhe disse:

— Quer saber? Vou fazer a mesma coisa!

E parou de ronronar. Ao ver aquilo, a casa não abriu as janelas e as flores do jardim fecharam suas pétalas. O sol, furioso por não ser mais admirado, resolveu parar de brilhar. E nesse mesmo instante a lua e as estrelas se apagaram. Todas as estrelas, sem exceção. Bruscamente, fez-se uma escuridão tremenda. Tudo ficou tão escuro que ninguém enxergava mais nada. E por isso as pessoas decidiram parar de guerrear”.

O silêncio da paz que voltara acordou o menino. Radiante de felicidade ele voltou a falar como antes. O gato foi se esfregar nele, ronronando. A casa abriu as janelas para deixar entrar o vento, que trazia a paz. As flores do jardim abriram suas pétalas. O sol raiou novamente, e, quando a noite caiu, as estrelas, todas as estrelas, brilharam. Naquela noite, o menino contemplou com ternura o céu onde vivia sua maravilhosa avó.

Se uma criança e uma avó podem parar uma guerra, que dirá os homens, se...

... se cada um lembrar que um dia foi criança, com seus medos e esperanças;

se todos, ao olhar para o céu, constatarem que lá não existe nenhuma fronteira, nenhuma bandeira, nenhuma barreira;

se o mundo se preocupar mais com o que pensariam do nosso mundo as avós que já se foram;

se simplesmente admitirmos que todos os seres vivos têm diferenças e todos têm seu lugar em nosso planeta;

se sonharmos com outra realidade;

se...

[...]

Mario Urbanet. Pequenos contos para sonhar: histórias tradicionais de muitos lugares. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012. p. 28-31.

Glossário Ronronar: fazer rom-rom (o gato). Murmurou: falou baixinho. Radiante: muito feliz. Constatarem: perceberem, verificarem.

Essa imagem lembra o conto “A vovó Estrela”, lido acima? Por quê?

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A notícia e o leitor - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Leia o título e o trecho inicial desta notícia. Observe também a foto e a legenda.

Milhões de voluntários participam do Dia Mundial da Limpeza

Estima-se que mutirões de limpeza tenham acontecido em 160 países no dia 21 de setembro.

24 de setembro de 2019

Mais de 10 milhões de voluntários participaram do Dia Mundial da Limpeza, de acordo com dados dos organizadores. A campanha, realizada em 21 de setembro, tinha como objetivo incentivar pessoas a recolher o lixo descartado em espaços públicos, como praças, praias e ruas. Cerca de 160 países tiveram mutirões de limpeza na data.

No Brasil, ações de limpeza aconteceram em cerca de 1.200 cidades de todo o país, reunindo em torno de 300 mil voluntários. “É uma ação em que as pessoas saem às ruas para cuidar um pouco da cidade e lembrar que nós temos que parar de sujá-las”, diz Edillaine Muniz, coordenadora do Movimento Limpa Brasil, que organiza o Dia da Limpeza no país. [...]

Jornal Joca digital. Disponível em: https://jornaljoca.com.br/portal/milhoes-de-voluntarios-participam- do-dia-mundial-da-limpeza/. Acesso em: 20 out. 2019.

Glossário Mutirões: grupos de voluntários reunidos.

a) Que fato a notícia divulga?

b) Qual é a ligação entre a legenda e a foto?

Resposta:

a) A notícia divulga a participação de voluntários no Dia Mundial da Limpeza.

b) A legenda mostra um cartaz de “conscientização” com a mão de uma pessoa recolhendo o lixo da areia da praia.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Você vai ler uma notícia que é acompanhada de um texto de formato diferente, como o que foi visto na abertura deste Módulo.

Casos de queimadas em Jundiaí sobem 49,6% em 2018

Com a falta de chuva, tempo seco e a baixa umidade do ar, aumenta a incidência de queimadas em Jundiaí e região. O motivo vai desde bitucas de cigarro jogadas em mato seco até atos de vandalismo.

Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, o coronel Gimenez, da Defesa Civil, informou que o clima se encontra favorável para que queimadas aconteçam. Como consequência do clima seco, as fagulhas e faíscas são facilmente levadas pelo vento, transformando uma pequena queimada em um incêndio grave. “As temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar aumentam muito o nível de combustibilidade da vegetação”, informa o Coronel.

Comparado com os casos registrados no mesmo período do ano passado, o número de ocorrências em 2018 é alarmante. Confira no infográfico abaixo:

Tribuna de Jundiaí. Cidade. 27 jul. 2018. Disponível em: https://tribunadejundiai.com.br/noticias/cidades/ jundiai/3839-casos-de-queimadas-em-jundiai-sobem-49-6-em-2018. Acesso em: 11 mar. 2020.

Glossário Infográfico: texto que usa palavras, números e elementos gráfico-visuais geralmente utilizado em notícias. Guarda Municipal: instituição do município, que colabora na segurança pública. Área de pastagens: espaço com pastos usados para alimentação de animais. Mata nativa: que não sofreu muita interferência humana. Apreensão: ato de prender, impedir. Apetrechos: ferramentas, equipamentos.

Responda oralmente a questão.

Você viu que o quadro abaixo da notícia é um infográfico.

a) Em que esse infográfico é diferente da notícia escrita?

b) É mais rápido entender as informações lendo a notícia ou o infográfico?

Resposta:

a) Espera-se que os alunos respondam que esse infográfico é diferente da notícia por ser composto de imagens, números e barras coloridas.

b) Resposta possível: é mais rápido entender as informações lendo o infográfico.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades - Estudo da língua: Emprego de c ou qu - BY NC 3.0BR

Complete as regras:

a) Para obter o som /k/ na sílaba, escrevemos as letras qu antes das vogais ______________________. E escrevemos a letra c antes das vogais ______________________.

b) A letra c tem o som /s/ igual ao da palavra incêndio, quando vem antes das vogais ______________________.

Resposta:

a) e ou ia, o ou u.

b) e ou i.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Você observou a imagem de três capas de livros. Esses livros são dirigidos para qual público leitor?

Resposta:

Espera-se que os alunos mencionem que o título de um deles – Pequenos contos para crescer –, assim como as imagens das capas, sinaliza que o público é o infantil, “aquele que cresce”

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividade - Estudo da língua: Verbo imperativo - BY NC 3.0BR

• Leia o texto e observe as imagens:

Agora responda ao que se pede.

a) Qual é a finalidade desse texto?

b) O texto “Como se brinca?” tem quantas partes?

c) Para que serve a parte “Você vai precisar de:”?

d) Releia a parte “Você vai precisar de:” e escreva os verbos no imperativo.

Resposta:

a) Esse texto tem a finalidade de ensinar a fazer as cinco-marias e de ensinar a brincar com elas.

b) O texto tem seis partes.

c) Essa parte serve para indicar os materiais necessários para fazer as cinco-marias.

d) Recorte, costure e coloque.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividade - Produção de texto - BY NC 3.0BR

Agora você fará o registro de duas frases usando o verbo no imperativo. Esse registro será individual, por isso, se precisar de ajuda, conte com o professor.

Planejamento

1. Leia as situações propostas abaixo.

2. Converse com os colegas e o professor e listem alguns verbos que indicam ações.

3. Lembre‑se de que nas frases você deve usar o verbo no imperativo para pedir algo, aconselhar ou dar uma ordem.

4. Vamos treinar! Registre duas frases que exemplifiquem o uso desse tempo verbal.

Registro

Leia o quadro, ouça a explicação do professor e inicie o preenchimento dele.

Revisão

  1. Releia o que foi escrito.

 2. Procure em cada frase o verbo de ação, se ele for encontrado, as frases estão corretas.

 3. Troque o Caderno com um colega: ele confere a ortografia das palavras empregadas por você, e vice‑versa. Se perceber erro de ortografia, consulte o dicionário e indique a correção.

4. Lembre‑se de que a escrita não varia, só existe um modo correto de registrar as palavras.

Resposta:

Resposta pessoal adequada aos exemplos trabalhados no item 1.

Sugestões de respostas:

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Enunciados de tarefas escolares - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Os enunciados de tarefas escolares são instruções que aparecem em livros ou cadernos didáticos, como o do Anglo, que você utiliza nas aulas. Qual é a finalidade desses livros e cadernos?

Resposta:

Esses livros e cadernos auxiliam os alunos a aprender, e os professores, a ensinar.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividade - Produção oral - BY NC 3.0BR

Em aulas anteriores foi encontrado na sua sala de aula um objeto inesperado que causou diferentes sensações na turma.

Agora você e os colegas farão uma pesquisa para descobrir como cada colega reagiu ao ver o objeto inesperado. Com os dados coletados na pesquisa, vocês devem preencher uma tabela e depois produzir um gráfico de colunas a fim de apresentar visualmente o resultado da pesquisa.

Planejamento

1. O professor vai organizar a turma para iniciar a realização da pesquisa.

2. Fale e ouça adequadamente de acordo com as regras das conversas coletivas:

• adote postura de respeito ao ouvir;

• cuide do seu tom de voz para ser ouvido no grupo todo;

• exerça o respeito e a adequação aos assuntos tratados;

• use sempre tom de voz gentil e respeitoso.

Registro

Ao sinal do professor, anote na tabela o nome do colega e marque um X para indicar a resposta dele. Não se esqueça de registrar na tabela sua resposta também.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 1 - O que é um município? - Atividades - A paisagem urbana - BY NC 3.0BR

Usando apenas sua memória, conte como é:

a) a rua da sua escola;

b) o quarteirão da sua escola.

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 2 - Adicionar e subtrair - Atividades - Cálculo mental da subtração - BY NC 3.0BR

Use a estratégia que quiser para resolver as subtrações por meio de cálculo mental. Registre como pensou.

a) 70 - 22 =

b) 58 - 34 =

c) 98 - 25 =

d) 200 - 55 =

e) 120 - 26 =

f ) 200 - 140 =

Resposta:

a) 48

70 - 22 = 48.

Uma estratégia possível:

70 - 20 = 50; 50 - 2 = 48.

b) 24

58 - 34 = 24.

Uma estratégia possível: 34 para chegar a 40 → 6; 40 para chegar a 50 → 10; 50 para chegar a 58 → 8; 6 + 10 + 8 = 24.

c) 73

98 - 25 = 73.

Uma estratégia possível:

98 - 3 = 95; 95 - 25 = 70; 70 + 3 = 73.

d) 145

200 - 55 = 145.

Uma estratégia possível:

200 - 50 = 150; 150 - 5 = 145.

e) 94

120 - 26 = 94.

Uma estratégia possível:

120 - 20 = 100; 100 - 6 = 94.

f) 60

200 - 140 = 60.

Uma estratégia possível:

140 para chegar a 150 → 10; 150 para chegar a 200 → 50; 10 + 50 = 60.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas