Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 1 - O que é um município? - Atividade - A paisagem rural - BY NC 3.0BR

Complete o texto a seguir usando as palavras agricultura, pecuária e extrativismo:

Os alimentos consumidos diariamente são obtidos de diferentes fontes.

Na __________________________ são cultivados vegetais diversos, como alface, tomate e batata; na _________________________ são criados animais que fornecem carne, ovos e leite; e no _________________________ são coletados alimentos como peixes e o sal de cozinha.

Resposta:

Os alimentos consumidos diariamente são obtidos de diferentes fontes.

Na agricultura são cultivados vegetais diversos, como alface, tomate e batata; na pecuária são criados animais que fornecem carne, ovos e leite; e no extrativismo são coletados alimentos como peixes e o sal de cozinha.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Você conhe ce a cantiga “Se essa rua fosse minha”? Leia o poema “Se essa rua fosse minha”, de Eduardo Amos, e veja como ele reescreveu esses versos tão conhecidos.

Se essa rua fosse minha

Se essa rua fosse minha, Não mandava ladrilhar. Não deixava botar pedras, Não deixava asfaltar.

Deixaria o chão de terra, ou talvez plantasse grama. [...] Não teria poluição. Não teria barulho demais, nem lixo jogado no chão. Carro soltando fumaça não passaria por lá.

Ônibus, moto e caminhão barulhento, Nem pensar.

Papel de bala e palito de sorvete, A gente jogaria no lixo. Um cesto perto de cada poste. Seria uma rua limpinha, se essa rua fosse minha.

AMOS, Eduardo. Se essa rua fosse minha. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015. p. 5 e 24.

Sobre a rua descrita no poema, responda:

a) Ela existe? Você conhece algum lugar assim?

b) Será que ruas assim já existiram um dia? Será que poderão existir no futuro?

Resposta:

a) No poema, a rua é idealizada, como indicam as características escolhidas pelo poeta: de chão de terra, talvez com grama, sem qualquer tipo de poluição (inclusive sonora). Os alunos podem dizer que se trata de uma “rua perfeita”, “que não existe”.

b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos aprofundem as noções de tempo histórico e reflitam sobre as mudanças entre passado e presente no que se relaciona ao uso dos espaços públicos e às transformações advindas da urbanização.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividades (pg. 150 - 151) - BY NC 3.0BR

Use as peças do Anexo 6 para montar uma linha do tempo, organizando as informações que mostram o desenvolvimento de um município.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades (pg. 135) - BY NC 3.0BR

Observe as imagens e converse com os colegas e o professor:

O que há em comum em relação aos lugares mostrados nas imagens?

Resposta:

As imagens mostram lugares públicos.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 3 - Representando um município por meio de planta baixa - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Leia as frases a seguir e marque C para as corretas e I para as incorretas.

(  ) A maquete representa o espaço por meio de miniaturas.

(  ) A planta baixa representa o espaço em uma folha de papel, na forma de desenho.

(  ) Por meio da planta baixa, podemos representar espaços como a escola e o município.

(  ) A planta baixa é o desenho do espaço representado na visão oblíqua.

Reescreva a(s) frase(s) incorreta(s) para que fique(m) correta(s).

Resposta:

C - A maquete representa o espaço por meio de miniaturas.

C - A planta baixa representa o espaço em uma folha de papel, na forma de desenho.

C - Por meio da planta baixa, podemos representar espaços como a escola e o município.

I - A planta baixa é o desenho do espaço representado na visão oblíqua.

A planta baixa é o desenho do espaço representado na visão vertical.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividades (pg. 147) - BY NC 3.0BR

O que a sequência de imagens representa?

Resposta:

As imagens representam a formação de uma cidade.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - O conto da vovó Estrela - Atividade - Produção de texto - BY NC 3.0BR

Nas aulas anteriores, você participou com a turma da Produção oral de um conto ficcional que tinha como personagem um animal com habilidades incomuns. Também registrou o início desse conto. Agora você vai escrever a história completa, ou seja, na íntegra.

Planejamento

1. Pegue a folha em que iniciou o registro da história e releia-o.

2. Retome oralmente com os colegas e o professor a história na íntegra.

3. Quando for continuar o registro do texto, lembre-se de:

• marcar a fala dos personagens utilizando uma nova linha, ou seja, passando para a linha de baixo.

• respeitar o espaço de um parágrafo, ou seja, recuar o texto, afastando-o da margem da folha.

• utilizar o sinal de travessão a cada fala de personagem e os sinais de interrogação, exclamação, ponto-final e reticências, quando necessário.

Registro

1. Retome o registro já iniciado na semana passada. Se preciso, tire dúvidas e troque ideias com o professor e os colegas.

2. Fique atento para não deixar de fora do registro nenhum detalhe importante sobre os personagens.

3. Lembre-se de que se trata de um conto de ficção, por isso, é possível que você crie fatos que não existiriam na realidade.

Revisão

1. Faça a releitura do texto algumas vezes.

2. Confira se as palavras estão escritas corretamente. Se verificar erros, corrija; se houver dúvida sobre a escrita, consulte o dicionário e, por último, o professor.

3. Observe se os parágrafos organizam os momentos da história.

4. Confira se o uso da pontuação está correto e, se houve diálogos no seu texto, se eles foram pontuados adequadamente.

5. Depois de terminar a revisão, passe o texto a limpo em uma folha nova de acordo com as orientações do professor. Entregue a ele seu trabalho pronto.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividade - Produção oral - BY NC 3.0BR

Nas aulas anteriores, você e os colegas ouviram e leram um conto ficcional, ou seja, ele não conta uma história real, foi inventado pelo autor que imaginou a história. Em literatura, esse tipo de texto é chamado ficção.

Ficção é o termo usado para designar uma narrativa, uma história imaginária, criada, inventada por alguém.

No conto ficcional de Mario Urbanet, temos um gato que fala, interage e participa da história com os demais personagens.

Sabemos que gatos não falam, mas nos contos ficcionais os animais podem falar, sentir, agir como se fossem seres humanos.

Com os colegas, criem um conto ficcional. Depois, conte-o coletivamente, ou seja, cada um contará uma parte dele, sempre partindo de onde o colega parou. Para isso, sigam o roteiro.

Planejamento

1. Escolham um animal (gato, cachorro, passarinho, peixe, etc.). Esse animal terá habilidades incomuns, como falar, cantar, ser forte, bem-humorado, alegre, rápido, lento ou outra característica que o diferencie dos demais personagens do conto que será produzido pela turma. O importante é ressaltar no conto que esse animal é diferente e especial de alguma maneira.

2. Pensem em outros personagens que farão parte dessa história.

3. Definam quem narrará a história. O narrador contará a história de fora ou ele também será um dos personagens?

4. Escolham o lugar onde a história acontecerá.

5. Elaborem o que acontecerá na história.

6. Imaginem os acontecimentos e as ações principais da história.

7. Criem um título do conto ficcional.

O conto ficcional permite que se criem diferentes vozes para cada personagem. A voz pode ser fina, grossa, meio chorosa, alegre. Ao representar a voz de um determinado personagem, é importante manter o tom até o final da apresentação, para que fique marcada sua característica no modo de falar.

Pode-se ainda emitir sons, por exemplo, para indicar uma porta abrindo, os barulhos dos passos de um personagem andando em diferentes tipos de piso: pedra, madeira (que pode ranger), terra, asfalto quente. Vejam que a escolha de detalhes permite enriquecer ainda mais a história.

Divirtam-se com a criação do conto ficcional, soltem a imaginação, insiram outras características aos personagens da história, mas não se esqueçam de seguir as orientações do roteiro, elas os ajudarão a organizar o trabalho da turma.

Criada a história, escolham quem participará da apresentação oral, quem ocupará o lugar de cada personagem, quem fará a narração e, se houver algum efeito sonoro, quem o produzirá.

Apresentação

1. Falem o título do conto ficcional.

2. Iniciem a apresentação da história. Cada participante escolhido deverá contar a sua parte. Para isso, o aluno escolhido para iniciar o conto começa e os outros colegas vão continuando de onde o último parou.

3. Ouçam com respeito, atenção e interesse a narração de cada colega.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividade - Produção de texto - BY NC 3.0BR

O conto ficcional que foi narrado pela turma agora será transformado em um texto escrito. Neste momento, o registro será apenas do início da história. O texto deve ser registrado individualmente.

Planejamento

1. Faça um exercício de lembrar em detalhes a história do conto ficcional produzido coletivamente na seção anterior. Depois, siga o roteiro e faça o que se pede.

2. Conte a história sem participar dela. Lembre-se de que o(a) narrador(a) é aquele(a) que conta/narra a história, sem necessariamente ser um dos personagens. Em caso de dúvida, peça ajuda ao professor.

Registro

Em uma folha avulsa, registre o início do texto narrado oralmente pela sua turma. Lembre-se de que se trata de um conto ficcional, logo, é possível que você crie fatos que não existam na realidade, ou que raramente se ouve dizer. No seu registro, você será o autor, por isso, se quiser pode ampliar, alterar, reduzir, incluir novos fatos ou personagens à história.

Revisão

Releia o trecho inicial do seu texto. Ele será finalizado na próxima aula de produção de texto. Verifique no seu registro se as palavras estão escritas corretamente e, em caso de dúvida, consulte um dicionário.

Confira ainda se os personagens foram apresentados e suas características foram descritas.

Fique atento ao narrador, pois ele não pode participar da história como personagem.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Observe a capa deste livro:

• Esse livro é dirigido a qual público? Como você percebe isso?

Resposta:

Esse livro é dirigido ao público infantil. É possível perceber isso pelas imagens de crianças e animais e pelas cores.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A notícia e o leitor - Atividades - Estudo da língua: Composição das sílabas - BY NC 3.0BR

Junte à sílaba -to a composição da sílaba indicada, para formar uma palavra em cada item:

Resposta:

a) Respostas possíveis: ga-to, ma-to, ca-to, ra-to

b) Respostas possíveis: a-to, O-to

c) Respostas possíveis: gas-to, cas-to, vis-to, cus-to

d) Respostas possíveis: gra-to, fri-to, bru-to, gri-to

e) Respostas possíveis: is-to, ap-to

f) Respostas possíveis: oi-to, ei-to, au-to

g) Respostas possíveis: mui-to, pei-to

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades (pg. 54) - BY NC 3.0BR

Você já viu um texto organizado nesse formato?

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades - Estudo da língua: Emprego de g ou gu - BY NC 3.0BR

Complete as regras:

a) Para obter o som /j/ na sílaba, escrevemos a letra g antes das vogais _____________________.

b) Para obter o som /g/, escrevemos a letra g antes das vogais _____________________.

c) Para a letra g ter som /g/, quando ela é seguida das vogais _____________________, acrescentamos entre o g e a vogal _____________________.

Resposta:

a) e ou i.

b) a, o ou u.

c) u // e ou i.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Você observou a imagem de três capas de livros. Esses livros são dirigidos para qual público leitor?

Resposta:

Espera-se que os alunos mencionem que o título de um deles – Pequenos contos para crescer –, assim como as imagens das capas, sinaliza que o público é o infantil, “aquele que cresce”

Atividade 01 - Matemática - Módulo 2 - Adicionar e subtrair - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Faça o que se pede em cada item.

a) Decomponha os números em duas parcelas, uma delas deve ser uma dezena exata.

19:

35:

64:

93:

b) Complete as frases:

12 para chegar a 21 faltam ____

28 para chegar a 34 faltam ____

41 para chegar a 49 faltam ____

58 para chegar a 65 faltam ____

Resposta:

a) 19: 10 + 9

35: 30 + 5

64: 60 + 5

93: 90 + 3

b) 12 para chegar a 21 faltam 9

28 para chegar a 34 faltam 6

41 para chegar a 49 faltam 8

58 para chegar a 65 faltam 7

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 1 - O que é um município? - Atividade (pg. 112) - BY NC 3.0BR

. Complete o quadro com as informações que faltam:

Resposta:

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Um bosque cheio de história - BY NC 3.0BR

Utilize as palavras do boxe para preencher as lacunas do texto com as informações que faltam.

poloneses – cultural – preservadas

No Bosque do Papa, além das áreas verdes, a tradição e a história dos imigrantes ___________ são ___________. Por isso, esse local é um importante patrimônio ___________.

Resposta:

No Bosque do Papa, além das áreas verdes, a tradição e a história dos imigrantes poloneses são preservadas. Por isso, esse local é um importante patrimônio cultural.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Os lugares de convivência e seus nomes - BY NC 3.0BR

Por que os diversos lugares do município têm um nome?

Resposta:

Os diversos lugares do município têm um nome para facilitar a identificação e a localização pelas pessoas.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 3 - Representando um município por meio de planta baixa - Atividade - Projeto município - BY NC 3.0BR

Siga as orientações do professor, destaque o Anexo 4 e cole nele o mapa que o professor lhe entregará. No mapa:

a) pinte de azul os principais rios que abastecem o município onde se situa a escola;

b) escreva o nome desses rios.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividades - Explorar documentos - BY NC 3.0BR

Leia o relato de Raymundo Cláudio da Silva sobre a primeira vez que viu Brasília, em 1959.

Eu trabalhava no sul de Minas Gerais, em Itajubá, no DER (Departamento de Estrada e Rodagem). Lá eu realizava um serviço de terraplanagem no campo de pouso de aviões. Um dos engenheiros me perguntou se eu queria fazer um trabalho em Brasília. Sou agrimensor, meu trabalho era muito importante na cidade que estava sendo construída. Eu disse que iria, meus irmãos já estavam trabalhando lá, tinham um escritório.

Eu fui de Minas para São Paulo de caminhão, demorou dois dias. De lá, fui de avião até Brasília. Cheguei à noite. A cidade estava cheia, toda iluminada, mesmo antes de ser inaugurada, movimentada. Tudo estava sendo construído, muita tábua, muita gente.

Peguei um táxi e fui até a Cidade Livre, cidade de tábua (hoje, Núcleo Bandeirantes), onde moravam os trabalhadores e meus irmãos. Ali, todo mundo, engenheiros, operários, moravam, comiam e se divertiam juntos.

Glossário Terraplanagem: atividade que usa máquinas para tornar um terreno plano. Agrimensor: profissional que realiza medições em áreas urbanas e rurais. Essas informações são usadas para a construção de mapas, divisão de terrenos, nivelamento de solo e monitoramento ambiental.

Com base nas informações do texto, numere a sequência dos acontecimentos de 1 a 4, de acordo com o relato oferecido pelo senhor Raymundo.

(  ) Saiu de Itajubá, Minas Gerais.

(  ) Chegou a Brasília.

(  ) Recebeu a proposta para trabalhar nas obras de Brasília.

(  ) Foi para São Paulo.

Resposta:

2  Saiu de Itajubá, Minas Gerais.

4  Chegou a Brasília.

1  Recebeu a proposta para trabalhar nas obras de Brasília.

3  Foi para São Paulo.

Atividade 01 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Converse com adultos de sua família sobre as seguintes questões:

a) O nome da rua da sua casa: Anote as informações que considerar mais importantes sobre essa conversa.

b) A inspiração para nomeá-la:

(  ) Palavra de origem indígena.

(  ) Nome de pessoa.

(  ) Nome de planta ou animal.

(  ) Nome de município, estado ou país.

(  ) Número.

(  ) Data comemorativa.

(  ) Outro:

Resposta:

Explique os procedimentos desta tarefa por meio de exemplos na lousa. Esses itens serão usados no Projeto município na aula seguinte. Por isso, certifique-se de que todos compreenderam o que deve ser feito.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A notícia e o leitor - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Você já estudou a notícia no 2º ano e conheceu as partes que a formam, ou seja, como ela se compõe, para que serve a foto e a legenda (foto-legenda), etc. Sabe que a notícia tem por função contar ao leitor os fatos importantes que ocorrem no mundo. Neste Módulo, você vai pôr em prática seus conhecimentos e obter outros.

Acompanhe a leitura do professor.

Simone Machado Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto 29/08/2019 17h22

Já passou de 60 horas o incêndio em uma área de preservação permanente, em Castilho, interior de São Paulo. A área devastada pelo fogo é de aproximadamente dois mil hectares, o equivalente a dois mil campos de futebol, segundo a Companhia Energética de São Paulo (Cesp)concessionária responsável pela preservação da mata.

Na man hã de hoje a Defesa Civil Estadual enviou uma aeronave para ajudar no combate às chamas. O avião tanque tem capacidade para transportar 1.800 litros de água e líquido gerador de espuma que suprime o calor. Além da aeronave, dois helicópteros Águia da PM, dois caminhões do Corpo de Bombeiros e dois caminhões pipas de usinas da região ajudam no controle do incêndio. Pelo menos 40 homens trabalham no local.

Há dificuldade para controlar as chamas, já que se trata de uma área com solo pantanoso e de mata fechada, apenas aeronaves conseguem chegar até os focos. Bombeiros em solo trabalham no isolamento do fogo para que ele não atinja pastagens vizinhas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma plantação de cana-de-açúcar, na noite de segunda-feira. Até esta tarde os bombeiros continuam no trabalho de combate às chamas. Não há previsão para o término dos trabalhos.

Animais de pequeno porte não conseguiram fugir do local e morreram carbonizados; outros danos ambientais ainda não foram calculados. “No momento, a prioridade está no combate às chamas, com posterior avaliação dos demais impactos”, diz trecho da nota enviada pela Cesp.

A concessionária explicou ainda que “comunicou às autoridades sobre a ocorrência para apuração dos fatos, tendo em vista que foram identificados pelo menos dois focos iniciais de incêndio, distantes cerca de três quilômetros, um deles em área não pertencente à CESP”.

A área é conhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Foz do Aguapeí e tem 8.353 hectares. O local serve de abrigo para diversos animais silvestres.

Meio Ambiente. UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/ redacao/2019/08/29/incendio-em-area-de-preservacao-no-interior-de-sp-ja-dura-3-dias.htm. Acesso em: 28 jul. 2020.

Glossário Área de preservação permanente: área protegida que tem por função, por exemplo, preservar as nascentes e cursos de água, a paisagem, a diversidade da vida, o fluxo dos animais, o bem-estar dos seres humanos. Companhia Energética de São Paulo (Cesp): produtora de energia elétrica do Estado de São Paulo. Concessionária: empresa que recebe o direito, a permissão (neste caso, do governo) de explorar serviços de utilidade pública. Defesa Civil Estadual: uma organização cujas ações são de socorro, de assistência e de reconstrução destinadas a evitar ou minimizar desastres naturais ou não. PM: Polícia Militar. Carbonizados: queimados, reduzidos a carvão.

A notícia relata para o leitor um fato, algo que aconteceu realmente. Qual é esse fato, ou seja, o que aconteceu? Onde?

Resposta:

Aconteceu um incêndio, em Castilho, interior do estado de São Paulo, em uma área de preservação permanente de mata.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividades - Estudo da língua: Ordem alfabética - BY NC 3.0BR

Por que, em algumas situações, é importante organizar palavras em ordem alfabética?

Resposta:

É importante organizar palavras em ordem alfabética para facilitar a busca das palavras que se deseja encontrar.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - O conto da vovó Estrela - Atividades (pg. 25) - BY NC 3.0BR

Observe a imagem e responda oralmente à questão a seguir:

A vovó Estrela

Um dia, um menino resolveu parar de falar. O gato lhe perguntou por que, mas o menino não respondeu. O gato então lhe disse:

— Quer saber? Vou fazer a mesma coisa!

E parou de ronronar. Ao ver aquilo, a casa não abriu as janelas e as flores do jardim fecharam suas pétalas. O sol, furioso por não ser mais admirado, resolveu parar de brilhar. E nesse mesmo instante a lua e as estrelas se apagaram. Todas as estrelas, menos uma, ninguém sabe por quê. Ela desceu até o sonho do neto que acabava de adormecer e murmurou em seu ouvido:

— Eu continuo amando você, meu netinho! Vou contar uma história enquanto você dorme.

A história da vovó Estrela é a seguinte.

“Um dia, um menino resolveu parar de falar. O gato perguntou-lhe por que, mas ele não respondeu. O gato então lhe disse:

— Quer saber? Vou fazer a mesma coisa!

E parou de ronronar. Ao ver aquilo, a casa não abriu as janelas e as flores do jardim fecharam suas pétalas. O sol, furioso por não ser mais admirado, resolveu parar de brilhar. E nesse mesmo instante a lua e as estrelas se apagaram. Todas as estrelas, sem exceção. Bruscamente, fez-se uma escuridão tremenda. Tudo ficou tão escuro que ninguém enxergava mais nada. E por isso as pessoas decidiram parar de guerrear”.

O silêncio da paz que voltara acordou o menino. Radiante de felicidade ele voltou a falar como antes. O gato foi se esfregar nele, ronronando. A casa abriu as janelas para deixar entrar o vento, que trazia a paz. As flores do jardim abriram suas pétalas. O sol raiou novamente, e, quando a noite caiu, as estrelas, todas as estrelas, brilharam. Naquela noite, o menino contemplou com ternura o céu onde vivia sua maravilhosa avó.

Se uma criança e uma avó podem parar uma guerra, que dirá os homens, se...

... se cada um lembrar que um dia foi criança, com seus medos e esperanças;

se todos, ao olhar para o céu, constatarem que lá não existe nenhuma fronteira, nenhuma bandeira, nenhuma barreira;

se o mundo se preocupar mais com o que pensariam do nosso mundo as avós que já se foram;

se simplesmente admitirmos que todos os seres vivos têm diferenças e todos têm seu lugar em nosso planeta;

se sonharmos com outra realidade;

se...

[...]

Mario Urbanet. Pequenos contos para sonhar: histórias tradicionais de muitos lugares. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012. p. 28-31.

Glossário Ronronar: fazer rom-rom (o gato). Murmurou: falou baixinho. Radiante: muito feliz. Constatarem: perceberem, verificarem.

Essa imagem lembra o conto “A vovó Estrela”, lido acima? Por quê?

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - O conto da vovó Estrela - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Quando você dorme, sonha. Você costuma lembrar-se de seus sonhos? Eles são em preto e branco ou coloridos? Quais sonhos se repetem? O que mais gostaria de contar sobre seus sonhos para os colegas?

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Você vai ler uma notícia que é acompanhada de um texto de formato diferente, como o que foi visto na abertura deste Módulo.

Casos de queimadas em Jundiaí sobem 49,6% em 2018

Com a falta de chuva, tempo seco e a baixa umidade do ar, aumenta a incidência de queimadas em Jundiaí e região. O motivo vai desde bitucas de cigarro jogadas em mato seco até atos de vandalismo.

Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, o coronel Gimenez, da Defesa Civil, informou que o clima se encontra favorável para que queimadas aconteçam. Como consequência do clima seco, as fagulhas e faíscas são facilmente levadas pelo vento, transformando uma pequena queimada em um incêndio grave. “As temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar aumentam muito o nível de combustibilidade da vegetação”, informa o Coronel.

Comparado com os casos registrados no mesmo período do ano passado, o número de ocorrências em 2018 é alarmante. Confira no infográfico abaixo:

Tribuna de Jundiaí. Cidade. 27 jul. 2018. Disponível em: https://tribunadejundiai.com.br/noticias/cidades/ jundiai/3839-casos-de-queimadas-em-jundiai-sobem-49-6-em-2018. Acesso em: 11 mar. 2020.

Glossário Infográfico: texto que usa palavras, números e elementos gráfico-visuais geralmente utilizado em notícias. Guarda Municipal: instituição do município, que colabora na segurança pública. Área de pastagens: espaço com pastos usados para alimentação de animais. Mata nativa: que não sofreu muita interferência humana. Apreensão: ato de prender, impedir. Apetrechos: ferramentas, equipamentos.

Responda oralmente a questão.

Você viu que o quadro abaixo da notícia é um infográfico.

a) Em que esse infográfico é diferente da notícia escrita?

b) É mais rápido entender as informações lendo a notícia ou o infográfico?

Resposta:

a) Espera-se que os alunos respondam que esse infográfico é diferente da notícia por ser composto de imagens, números e barras coloridas.

b) Resposta possível: é mais rápido entender as informações lendo o infográfico.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades - Estudo da língua: Emprego de c ou qu - BY NC 3.0BR

Complete as regras:

a) Para obter o som /k/ na sílaba, escrevemos as letras qu antes das vogais ______________________. E escrevemos a letra c antes das vogais ______________________.

b) A letra c tem o som /s/ igual ao da palavra incêndio, quando vem antes das vogais ______________________.

Resposta:

a) e ou ia, o ou u.

b) e ou i.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A notícia e o leitor - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Leia o título e o trecho inicial desta notícia. Observe também a foto e a legenda.

Milhões de voluntários participam do Dia Mundial da Limpeza

Estima-se que mutirões de limpeza tenham acontecido em 160 países no dia 21 de setembro.

24 de setembro de 2019

Mais de 10 milhões de voluntários participaram do Dia Mundial da Limpeza, de acordo com dados dos organizadores. A campanha, realizada em 21 de setembro, tinha como objetivo incentivar pessoas a recolher o lixo descartado em espaços públicos, como praças, praias e ruas. Cerca de 160 países tiveram mutirões de limpeza na data.

No Brasil, ações de limpeza aconteceram em cerca de 1.200 cidades de todo o país, reunindo em torno de 300 mil voluntários. “É uma ação em que as pessoas saem às ruas para cuidar um pouco da cidade e lembrar que nós temos que parar de sujá-las”, diz Edillaine Muniz, coordenadora do Movimento Limpa Brasil, que organiza o Dia da Limpeza no país. [...]

Jornal Joca digital. Disponível em: https://jornaljoca.com.br/portal/milhoes-de-voluntarios-participam- do-dia-mundial-da-limpeza/. Acesso em: 20 out. 2019.

Glossário Mutirões: grupos de voluntários reunidos.

a) Que fato a notícia divulga?

b) Qual é a ligação entre a legenda e a foto?

Resposta:

a) A notícia divulga a participação de voluntários no Dia Mundial da Limpeza.

b) A legenda mostra um cartaz de “conscientização” com a mão de uma pessoa recolhendo o lixo da areia da praia.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

L eia o sumário do livro Pequenos contos para sonhar: histórias tradicionais de muitos lugares, observando as informações abaixo dos títulos.

O sumário é a lista dos títulos dos textos contidos no livro.

SUMÁRIO

6 SABER LER OU SONHAR História da Áustria ilustrada por Clémentine Sourdais

10 A AVE E O FILHOTE DE HOMEM História da República Democrática do Congo ilustrada por Marion Puech

14 O GALO DO DESTINO História da Argélia ilustrada por Clémentine Sourdais

18 O TESOURO DISTANTE História da Espanha ilustrada por Clémentine Sourdais

24 A PRECE QUE TUDO PODE História da Índia ilustrada por Marion Puech

28 A VOVÓ ESTRELA História da Croácia ilustrada por Marion Puech

32 A TARTARUGA E A GAZELA História do Senegal ilustrada por Ilya Green

36 O PESADELO História da França ilustrada por Ilya Green

40 O GÊNIO DA FELICIDADE História da Costa do Marfim ilustrada por Ilya Green

45 SOBRE O AUTOR

47 SOBRE OS ILUSTRADORES

Mario Urbanet. Pequenos contos para sonhar: histórias tradicionais de muitos lugares. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012.

• Esses contos narram histórias de um país ou mais? Para quem eles foram escritos?

Resposta:

Esses contos narram histórias de diferentes países e foram escritos para crianças.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 2 - Adicionar e subtrair - Atividades - Cálculo mental da subtração - BY NC 3.0BR

Use a estratégia que quiser para resolver as subtrações por meio de cálculo mental. Registre como pensou.

a) 70 - 22 =

b) 58 - 34 =

c) 98 - 25 =

d) 200 - 55 =

e) 120 - 26 =

f ) 200 - 140 =

Resposta:

a) 48

70 - 22 = 48.

Uma estratégia possível:

70 - 20 = 50; 50 - 2 = 48.

b) 24

58 - 34 = 24.

Uma estratégia possível: 34 para chegar a 40 → 6; 40 para chegar a 50 → 10; 50 para chegar a 58 → 8; 6 + 10 + 8 = 24.

c) 73

98 - 25 = 73.

Uma estratégia possível:

98 - 3 = 95; 95 - 25 = 70; 70 + 3 = 73.

d) 145

200 - 55 = 145.

Uma estratégia possível:

200 - 50 = 150; 150 - 5 = 145.

e) 94

120 - 26 = 94.

Uma estratégia possível:

120 - 20 = 100; 100 - 6 = 94.

f) 60

200 - 140 = 60.

Uma estratégia possível:

140 para chegar a 150 → 10; 150 para chegar a 200 → 50; 10 + 50 = 60.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas