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Atividade 01 - Matemática - Módulo 6 - Multiplicar e dividir - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Considere o retângulo de azulejos a seguir.

 

a) Quantos azulejos quadrados compõem esse retângulo?

b) Escreva o registro matemático de como calcular o número de azulejos, sem que seja preciso fazer a contagem um a um.

c) Crie um mosaico no retângulo abaixo. Use quantas cores quiser.

Resposta:

a) 36

b) 9 + 9 + 9 + 9 = 36 ou 4 x 9 = 36 ou 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 = 36 ou 9 x 4 = 36.

c) -

Atividade 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 16) - BY NC 3.0BR

VOCÊ SE LEMBRA DA LISTA COM OS NOMES DOS COLEGAS DA TURMA? VAMOS RETOMÁ-LA.

OUÇA A LEITURA DA LISTA COM OS NOMES DOS COLEGAS DA TURMA E SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.

Atividade 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 96 - 97) - BY NC 3.0BR

CONTE QUANTAS FIGURAS GEOMÉTRICAS DE CADA TIPO APARECEM NO QUADRO.

AGORA, REGISTRE A QUANTIDADE DE CADA FIGURA:

Atividade 01 - Matemática - Módulo 1 - Sistema de Numeração Decimal - Atividades - Compor números - BY NC 3.0BR

Vamos relembrar a composição dos números.

Componha os números formados por:

a) 300 + 70 + 6 =

b) 700 + 8 =

c) 300 + 70 =

d) 600 + 70 =

e) 200 + 10 + 1 =

f) 100 + 90 + 5 =

g) 2 000 + 700 + 50 =

h) 1 300 + 50 =

i) 3 000 + 200 + 30 =

j) 1 000 + 20 =

k) 5 000 + 5 =

l) 4 000 + 50 =

Resposta:

a) 300 + 70 + 6 = 376

b) 700 + 8 = 708

c) 300 + 70 = 370

d) 600 + 70 = 670

e) 200 + 10 + 1 = 211

f) 100 + 90 + 5 = 195

g) 2 000 + 700 + 50 = 2750

h) 1 300 + 50 = 1350

i) 3 000 + 200 + 30 = 3230

j) 1 000 + 20 = 1020

k) 5 000 + 5 = 5005

l) 4 000 + 50 = 4050

 

Atividade 01 - Matemática - Módulo 8 - Medidas de tempo - Atividade (pg. 122) - BY NC 3.0BR

Observe as imagens. Leia a troca de mensagens entre Miguel e sua mãe.

Onde está Miguel? Onde está a mãe dele?

O que eles estão fazendo?

Por que Miguel perguntou: “Aí já é amanhã?”.

Resposta:

A imagem da abertura do Módulo apresenta uma cena em que Miguel conversa, através de um aplicativo de celular, com a mãe, que se encontra na cidade de Adelaide, na Austrália, enquanto o garoto está na cidade de São Paulo.

Espera-se que os alunos compreendam que o horário em Adelaide está 13 horas e 30 minutos à frente do horário de São Paulo. Por esse motivo, Miguel questiona: Aí já é amanhã?.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 8 - Medidas de tempo - Atividades - Medir o tempo decorrido - BY NC 3.0BR

Considere o trecho em que Miguel perguntou “Aí já é amanhã?”.

M: Aqui é dia 12. Quarta-feira. 8 h da noite.

Mãe: Aqui é quinta-feira, dia 13, 9 h 30 min da manhã.

M: Nossa! Aí já é amanhã?

Descubra quanto tempo o horário de Adelaide está à frente do horário de São Paulo. Registre seu raciocínio. Você pode usar desenho, esquema ou palavras.

Resposta:

Respostas pessoais.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Leia um trecho do livro Aventuras de uma gota d’água, que mostra o momento em que uma gotinha de água conversa com a garota Carolina sobre a poluição das águas.

Aventuras de uma gota d’água

[...]

A gotinha sorriu com simpatia. E contou:

— À medida que eu, minhas irmãs, os pobres peixes e muitos outros animais e plantas fomos avançando cidade adentro, começamos a receber, de todos os lados, imundícies de vários tipos: esgotos, água suja das fábricas, lixo, sujeiras de toda sorte. Os peixes logo começaram a morrer aos milhares.

[...]

— Falamos que um rio é morto quando nele não há peixes nem outros seres vivos, por causa da poluição. [...]

— Uma água com vida é uma água saudável, que não tem poluição [...]. Na água vivem muitos seres vivos: algas e animais microscópicos; pequeninos seres transparentes, como as pulgas-d’água; vermes aquáticos, semelhantes a minúsculas minhoquinhas vermelhas, de que os peixes gostam tanto; larvas de inúmeros tipos de insetos aquáticos, como libélulas e lavadeiras; camarões, caranguejos, peixes...

— Jacarés! — completou a menina.

— Sim, até jacarés, lontras, capivaras. Todos esses animais vivem na água e da água, alguns respirando o seu oxigênio, outros apenas comendo o que é produzido na água. Mas tudo isso, veja bem, só é possível em uma água saudável, limpa, bem arejada. [...]

Samuel Murgel Branco. Aventuras de uma gota d’água. 3. edição reformulada. 7. impressão. São Paulo: Moderna, 2011. p. 35 e 52. (Coleção Viramundo).

Agora responda:

Após ler o trecho do livro Aventuras de uma gota d’água, o que pode causar a poluição da água?

Resposta:

Esgotos, água suja das fábricas e lixo.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividade - Importância do solo - BY NC 3.0BR

• Relacione as imagens ao uso do solo e descubra alguns dos motivos da importância do solo para a vida.

Resposta:

( B ) Muitas espécies de animais se alimentam da vegetação que cresce no solo, dos frutos que se formam nas árvores e do néctar das flores.

( D ) Sobre o solo são construídas as moradias, as estradas, as escolas, os hospitais, as indústrias, os parques e muito mais.

( A ) No solo, se desenvolvem as plantas cultivadas para alimentar os seres humanos.

( C ) O solo serve de abrigo para várias espécies de animais. Nele, os animais podem se esconder de predadores, criar seus filhotes e se proteger de condições meteorológicas desfavoráveis, como a chuva, a neve ou temperaturas muito altas.

Atividade 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 70 - 73) - BY NC 3.0BR

A ESCOLA

O FUTEBOL, A QUEIMADA, A PIPA DOURADA, A BONECA SAPECA. A TV. EU E VOCÊ CARA A CARA NO PEGA-PEGA; TUDO AO CONTRÁRIO NO ESCONDE-ESCONDE (EU NO ARMÁRIO!). O CANÁRIO NA GAIOLA, A FIGURINHA, CIRANDA-CIRANDINHA, GIRA A RODA, PULA A BOLA, A BOLA, A BOLA.

TOCA O SINO EU VOU-ME EMBORA PORQUE A HORA (AGORA) É DA ESCOLA.

JOSÉ DE NICOLA. ENTRE ECOS E OUTROS TRECOS. SÃO PAULO: MODERNA, 2012. P. 34.

COPIE DO POEMA A PALAVRA QUE RIMA COM:

A) BONECA 

B) QUEIMADA 

C) ARMÁRIO 

D) FIGURINHA 

Resposta:

a) Sapeca.

b) Dourada.

c) Canário.

d) Cirandinha.

Atividade 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 75 - 76) - BY NC 3.0BR

SIGA AS PISTAS INDICADAS PELO PROFESSOR E DESCUBRA O LOCAL DO TESOURO.

• DEPOIS, REGISTRE QUAL ERA O TESOURO.

Resposta:

Após a descoberta do local do tesouro, os alunos deverão compor o registro: caixa de Matemática.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 8 - Medidas de tempo - Atividade - Organizar as ideias - BY NC 3.0BR

Para finalizar as aulas deste Módulo, vamos retomar as unidades de medida de tempo estudadas. Preencha os esquemas.

Resposta:

Atividade 01 - Matemática - Módulo 9 - Resolução de problemas - Atividade - Ovos de Páscoa - BY NC 3.0BR

Manuela trabalha com chocolates artesanais. Todo início de ano, ela se programa para fazer diferentes tipos de ovo de Páscoa. Veja na tabela as encomendas que já recebeu.

a) Manuela montou um cronograma de trabalho. Na primeira semana, ela fez ovos para as crianças: enfeitado e coelhinho. Quantos ovos ela fez nessa primeira semana?

Resposta:

b) Na segunda semana, ela fez os de chocolate ao leite e chocolate branco. Quantos ovos ela fez nessa semana?

Resposta:

c) Quantos ovos ela fez nas duas semanas?

Resposta:

d) Na terceira semana, ela fez os trufados. Qual foi o total de ovos que Manuela fez nas três semanas?

Resposta:

Resposta:

a) 14 + 18 = 32

Ela fez 32 ovos.

b) 17 + 19 = 36

Ela fez 36 ovos.

c) 32 + 36 = 68

Ela fez 68 ovos.

d) 68 + 24 = 92

Ela fez 92 ovos.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 9 - Resolução de problemas - Atividade - Poema problema - BY NC 3.0BR

Vamos resolver outro problema do livro Poemas problemas, de Renata Bueno.

A velha e o vaso

O vaso da Dona Iaiá tem oito rosas e um girassol. A velha anda pra cá e pra lá procurando um lugar mais perto do sol. O jardineiro trouxe do quintal mais meia dúzia de cravos e uma dália amarela. Agora o vaso ficou o tal com quantas flores no total?

Renata Bueno. Poemas problemas. São Paulo: Editora do Brasil, 2018.

A resolução desse problema será feita coletivamente, de acordo com as orientações do seu professor, seguindo as etapas apresentadas anteriormente.

Agora, registre a estratégia em que você pensou para resolver o problema.

Resposta:

Resposta:

8 + 1 + 6 + 1 = 16

Atividade 01 - Matemática - Módulo 9 - Resolução de problemas - Atividade - A campanha da escola - BY NC 3.0BR

O colégio onde Maria estuda promove bimestralmente uma campanha junto aos alunos para arrecadar roupas, sapatos, brinquedos e livros para serem doados a instituições que cuidam de crianças carentes.

O gráfico traz os dados da primeira arrecadação do ano.

a) Qual foi o item mais doado pelos alunos?

b) E o menos doado?

c) Quantos brinquedos foram doados a mais do que os livros? Registre como pensou.

Resposta:

d) Quantas peças de roupa foram doadas a menos do que pares de sapatos? Registre como pensou.

Resposta:

e) Qual foi o total de itens doados para essa campanha? Registre como pensou.

Resposta:

f) Agora é a sua vez! Formule uma questão para o gráfico e responda-a.

Resposta:

a) Brinquedo.

b) Livro.

c)  65 - 30 = 35

Foram doados 35 brinquedos a mais.

d) 50 - 35 = 15

Foram doadas 15 peças de roupa a menos que pares de sapatos.

e) 35 + 50 + 65 + 30 = 180

Foram doados 180 itens.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividade - Mão na massa - BY NC 3.0BR

Tanto no lançamento de naves tripuladas como no de naves não tripuladas, é sempre utilizado um foguete para levar o veículo ao espaço.

Imagine que sua equipe seja responsável por enviar um satélite para a órbita ao redor da Terra. Para isso, vocês devem construir um foguete para transportá-lo. Veja alguns modelos a seguir.

Material

• Papéis tamanho A4

• Tesoura com pontas arredondadas

• Fita adesiva

• Canudo

Procedimento

1. Dobre o papel em quatro partes.

2. Corte ao longo das dobras.

3. Pegue um dos retângulos e enrole-o em volta do canudo, sem apertar muito. Depois retire o canudo e use a fita adesiva para prender o papel.

4. Aperte uma das extremidades para fazer a ponta do foguete e feche-a com fita adesiva.

5. Pegue uma outra folha, dobre-a ao meio e recorte dois triângulos para fazer as aletas.

6. Prenda cada uma das aletas com fita adesiva no corpo do foguete.

7. Coloque o canudo no foguete. Agora ele está pronto para ser lançado! Aguarde as orientações do professor.

Modelo de montagem

Atividade 01 - Matemática - Módulo 6 - Multiplicar e dividir - Atividades - Resolver e elaborar problemas - BY NC 3.0BR

A cidade do Rio de Janeiro tem uma nova diversão. Em dezembro de 2019, foi inaugurada a Rio Star, uma roda-gigante instalada em frente à baía de Guanabara. É a mais alta roda-gigante da América Latina, com 88 metros de altura. Lá do alto, é possível avistar vários pontos turísticos famosos, como: Pão de Açúcar, Cristo Redentor, ponte Rio-Niterói e Museu do Amanhã. Uma volta completa na Rio Star demora 18 minutos.

Agora que você já conheceu algumas características da Rio Star, resolva o problema:

A Rio Star tem 54 cabines. Cada cabine tem capacidade máxima para 8 pessoas. Um grupo de 48 turistas está na fila para uma volta na Rio Star. Quantas cabines serão totalmente ocupadas por esses turistas?

Resposta:

6 cabines. Os alunos poderão fazer 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 = 48 ou 48 : 8 = 6. Socialize as estratégias apresentadas.

Atividade 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 24 - 25) - BY NC 3.0BR

VEJA COMO AS LETRAS PODEM SER TRAÇADAS: O PONTO NA COR VERMELHA INDICA O COMEÇO DO REGISTRO E A SETA MOSTRA A DIREÇÃO A SER SEGUIDA.

• AGORA, TRACE CADA LETRA DO ALFABETO.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 1 - Sistema de Numeração Decimal - Atividades - Decompor números - BY NC 3.0BR

Observe a decomposição dos números 841 e 1 152.

Complete o quadro decompondo os números nas escritas indicadas.

Resposta:

Atividade 01 - Matemática - Módulo 1 - Sistema de Numeração Decimal - Atividade - Registro do jogo (pg. 19) - BY NC 3.0BR

Vamos retomar o jogo da página de abertura deste Módulo, em que a turma de Maria, do 3º ano, jogava Nunca 10 com o ábaco de pinos.

Nunca 10 com o ábaco

Materiais (por grupo)

• dois dados comuns (de 1 a 6 pontos)

• um ábaco de pinos verticais

Modo de jogar

1. Forme um grupo com 4 ou 5 colegas.

2. Cada jogador lança os dados uma vez. Aquele que obtiver a maior quantidade de pontos inicia a partida.

3. A ordem de jogada é a do sentido do relógio.

4. Cada participante, na sua vez, joga os dois dados e soma os pontos obtidos. Cada ponto no dado vale 1 argola ou 1 unidade. Em seguida, pega a quantidade de peças na cor estabelecida para representar no ábaco a ordem das unidades.

5. A cada 10 argolas no pino que representa a ordem das unidades, o jogador deve retirá-las e trocá-las por 1 argola da cor estabelecida para a ordem das dezenas e colocar essa argola no pino seguinte.

6. Quando um jogador completar 10 argolas no pino que representa a ordem das dezenas, deverá trocá-las por 1 argola da cor designada para a ordem das centenas.

7. Em seguida, o jogador passa o ábaco para o próximo participante, que repete o processo.

8. O jogo termina quando um jogador ocupar primeiro o pino da ordem das unidades de milhar

Registro do jogo

Anote no quadro o resultado obtido no final do jogo.

Qual é o maior número de argolas que pode permanecer em cada ordem (unidade, dezena, centena e unidade de milhar) do pino do ábaco? Por quê?

Resposta:

Respostas de acordo com os pontos dos alunos no jogo.

Qual é o maior número de argolas que pode permanecer em cada ordem (unidade, dezena, centena e unidade de milhar) do pino do ábaco? 9

Por quê? Porque, sempre que agrupamos 10 unidades ou mais, trocamos 10 delas por 1 dezena, 10 dezenas por 1 centena e assim por diante.

 

Atividade 01 - Matemática - Módulo 8 - Medidas de tempo - Exercícios - Períodos do dia - BY NC 3.0BR

Observe os horários indicados nos relógios digitais. Represente-os desenhando os ponteiros nos relógios analógicos e escreva a qual período do dia eles se referem.

a) 

b) 

c) 

d) 

Resposta:

a)   Período da noite.

b)   Período da tarde.

c)   Período da tarde.

d)   Período da manhã.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Observe as imagens e leia as legendas. Depois escreva se o ambiente aquático é de: água doce, água salgada ou água salobra.

Resposta:

a) Água doce.

b) Água salobra.

c) Água doce.

d) Água salgada.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividade (pg. 196) - BY NC 3.0BR

Solo é o lugar onde pisamos, construímos as cidades e onde as plantas se desenvolvem. Há solo nas cidades, no campo, nas florestas e na praia. Há muitos tipos de solos. Será que eles são iguais? Como o solo é formado? O que existe nele? Algo de que nem nos damos conta é de que há riquezas minerais no solo, bem como uma infinidade de seres vivos. Acompanhe na imagem alguns exemplos.

Resposta:

Professor, converse com os alunos e verifique o que sabem sobre os solos. Mostre a imagem e leia a descrição da importância do solo para cada um dos seres vivos representados.

Atividade 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 58 - 59) - BY NC 3.0BR

DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO   MATA-PIOLHO.

DOMÍNIO PÚBLICO.

CONTORNE NA PARLENDA A PALAVRA MINDINHO.

Resposta:

Essa proposta parte da análise de uma única palavra (mindinho) com o objetivo de focar na relação grafema/fonema. Veja se todos localizaram a palavra na parlenda.

Atividade 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Vamos brincar (pg. 67) - BY NC 3.0BR

O MESTRE MANDOU

FIQUE ATENTO AOS COMANDOS DIREITA, ESQUERDA, FRENTE E ATRÁS. SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E PARTICIPE DA BRINCADEIRA.

Resposta:

No Módulo 1, os alunos realizaram a brincadeira “O mestre mandou”. Nesta proposta, o professor deverá observar os alunos que ainda precisam de ajuda na identificação das direções direita e esquerda, e ainda inserimos os referenciais “frente” e “atrás”.

Sugerimos a realização da atividade em um lugar aberto, como pátio ou quadra, e com auxílio de um profissional da escola, como o professor de educação física. Organize os alunos em quatro ou cinco fileiras, em pé e olhando para a mesma direção. Peça que o auxiliar fique de costas para os alunos, de modo que seus movimentos sirvam de referência para eles.

Posicione-se à frente dos alunos e explique que eles terão de se movimentar dando um passo de cada vez, de acordo com os comandos. Inicie a brincadeira falando “À frente” e espere os alunos darem o respectivo passo. Siga com os comandos “Atrás”, “À esquerda” e “À direita” e aguarde os passos para essas direções.

Quando completar os quatro comandos, peça ao auxiliar que se posicione atrás dos alunos, que devem se virar 90 graus. Repita todos os comandos, um de cada vez, de forma alternada: atrás, à direita, à frente, à esquerda. Neste momento, o auxiliar não servirá de modelo; somente fará a observação dos movimentos, verificando se algum aluno apresentou dificuldade.

Oriente os alunos a se virarem 90 graus novamente e repita os comandos. Corrija aqueles que errarem, mas deixe-os permanecer na brincadeira. À medida que a atividade avançar e os alunos demonstrarem mais domínio nos movimentos, você pode diversificar e ampliar a série de comandos. Por exemplo: à esquerda, à esquerda, à direita, atrás, à frente, à frente, à esquerda.

É importante que os alunos mudem a posição do corpo antes de iniciar uma série de comandos para que possam construir a noção de que a lateralidade do corpo não se altera, mesmo quando estamos em diferentes posições. Nessa faixa etária, as crianças ainda estão se apropriando desse conceito; portanto, é necessário explorar atividades como essas várias vezes.

Após a exploração desses referenciais, proponha a continuidade da brincadeira, trabalhando agora com as emoções. Explique aos alunos que podemos vivenciar as emoções de diferentes formas; mas, quando usamos o corpo e o rosto para nos expressar, outras pessoas conseguem identificar como estamos nos sentindo: felizes, tristes, surpresos, com raiva ou medo, etc.

Para entender como isso acontece, ao ouvirem o comando “O mestre mandou” e a respectiva emoção, eles deverão fazer movimentos com o corpo e o rosto de modo a expressar tal sentimento. Permita que se expressem como desejarem. Por fim, ressalte que as expressões corporais usadas por eles deram indícios desses sentimentos. Exemplifique a partir da vivência: quando “O mestre mandou ficar feliz”, eles sorriram e deram risadas.

Atividade 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 79 - 82) - BY NC 3.0BR

ESCREVA A PALAVRA QUE NA PARLENDA RIMA COM OITO.

Resposta:

Biscoito. 

Atividade 01 - Matemática - Módulo 8 - Medidas de tempo - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Represente no relógio analógico o horário mencionado em cada item.

a) Sr. Arthur trabalha na escola até as 4 e meia da tarde.

b) Dona Clara sai de casa para trabalhar na escola às 4 e meia da manhã.

c) Observe as respostas aos itens anteriores. O que elas têm em comum?

d) Escreva as horas mencionadas acima no relógio digital.

     

Dona Clara                                                                   Sr. Arthur

e) Qual é a diferença entre os dois horários?

Resposta:

Resposta:

a) 

b) 

c) As duas representações são iguais no relógio analógico.

d) 

e) 12 horas.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 9 - Resolução de problemas - Atividade - Artesanato em crochê - BY NC 3.0BR

Carla tem 32 anos. Ela confecciona bonecos de crochê.

a) Uma cliente encomendou 36 ursinhos para o aniversário de seu filho. Carla já produziu 19. Quantos ainda faltam para concluir a encomenda?

Resposta:

b) Ana Paula é filha de Carla. Na festa de seu aniversário, quer entregar aos convidados um coelhinho como lembrança. Carla verificou que já tem prontas duas dúzias de coelhinhos em três cores diferentes, cada um com a mesma quantidade. Quantos coelhinhos de cada cor Ana Paula poderá entregar aos convidados?

Resposta:

Resposta:

a) 36 - 19 = 17

b) Duas dúzias: 24 e 24 ; 3 = 8. Portanto, serão 8 coelhinhos de cada cor.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 9 - Resolução de problemas - Atividade (pg. 140) - BY NC 3.0BR

Hum... que delícia

Os quatro amigos de pracinha foram juntos tomar sorvete de casquinha. Sabor? Só de creme e chocolate tinha. — Chocolate embaixo e creme em cima pra mim! – exclamou logo a Jasmim. — Creme embaixo e chocolate em cima! – escolheu sem pestanejar a Irma. A magrela da Marlene pediu duas bolas de creme. Como fica o sorvete de Vicente, se quiser formar uma combinação diferente?

Renata Bueno. Poemas problemas. São Paulo: Editora do Brasil, 2018.

Este poema apresenta um problema. Que estratégia poderia ser utilizada para resolvê-lo?

Resposta:

Promova a discussão entre os alunos e anote na lousa as estratégias que eles propuserem, validando-as.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividade - Leitura - BY NC 3.0BR

Acompanhe a leitura de um texto sobre as discussões acerca do formato do planeta Terra.

Terra plana? Que história é essa?

A Terra é redonda. É esférica, como uma bola. Não chega a ser uma bola perfeita, mas é quase. Agora, tem gente dizendo por aí que a Terra é plana – como se acreditava láááá no passado! Escuta, ou melhor, leia só.

Antes de começar essa conversa, não custa repetir: a Terra é redonda, tem o formato de uma bola. Se alguém perguntar, pode afirmar, sem qualquer dúvida. O fato de a Terra ser redonda é algo cientificamente comprovado por experimentos. Além disso, existem provas do formato esférico da Terra, como fotos, viagens espaciais e muito mais.

Recentemente, em todo mundo (até no Brasil!), pessoas estão se reunindo para defender que a Terra é plana, achatada como uma moeda. Esses defensores foram apelidados de “terraplanistas”.

Cientistas de um lado e terraplanistas de outro

Qualquer afirmação da ciência precisa ser testada muitas vezes, em situações diferentes, por pesquisadores diferentes e precisa também passar pela avaliação de muitos especialistas, até ser considerada uma verdade.

O formato da Terra, por exemplo, deixou muita gente em dúvida milhares de anos atrás. Afinal de contas, se a gente senta na areia da praia e olha para o horizonte, vê uma linha reta. A partir dessa observação somente, muita gente acreditou que a Terra fosse plana mesmo, que acabasse lá, na linha do horizonte.

Acontece que nem sempre a observação mais simples é a correta. Sentados na areia da mesma praia, podemos observar um navio indo em direção à linha do horizonte até ele desaparecer. Desaparecer? Como assim? Será que o navio caiu no abismo do fim do mundo?

Os cientistas têm certeza que não, os terraplanistas acham que sim.

De onde vem a certeza de que a Terra é redonda?

Hoje é muito fácil comprovar que a Terra é redonda. Afinal de contas, muitos astronautas já foram ao Espaço, deram a volta em nosso planeta e puderam afirmar que a Terra tinha o formato esférico, como o de uma bola. Além da confirmação dos astronautas, temos também fotos, muitas fotos de satélites, que demonstram o formato que a Terra tem.

[...]

Marco Moriconi. Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro. Terra plana? Que história é essa? Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/artigo/terra-plana-quehistoria-e-essa/. Acesso em: mar. 2020.

• Grife no texto os trechos que citam algumas das provas do formato esférico da Terra.

Resposta:

Os trechos a serem grifados são: “Além disso, existem provas do formato esférico da Terra, como fotos, viagens espaciais e muito mais”; “Afinal de contas, muitos astronautas já foram ao espaço, deram a volta em nosso planeta e puderam afirmar que a Terra tinha o formato esférico, como o de uma bola. Além da confirmação dos astronautas, temos também fotos, muitas fotos de satélites, que demonstram o formato que a Terra tem”.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 9 - Resolução de problemas - Atividade - Coleções - BY NC 3.0BR

Paulo tem uma coleção de motos e carros em miniatura. Há ao todo 20 rodas, e o número de carros é o dobro do número de motos. Quantas motos e quantos carros Paulo tem na sua coleção?

Resposta:

Socialize as estratégias dos alunos. Há 4 carros e 2 motos.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas