Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Que detalhes do planeta você observa nesta imagem?
Pode-se notar que a Terra é esférica. Na cor azul, identificamos os mares e os oceanos; em branco, as nuvens; e, em marrom e verde, a parte de solo que forma os continentes e as ilhas.
Conheça um pouco da sabedoria dos povos indígenas brasileiros.
O olhar do índio sob o céu brasileiro
[...] há cerca de quatro mil anos, os índios já percebiam que os fenômenos naturais se repetiam: o dia é seguido da noite; o mar sobe e desce constantemente; a época do ano em que faz frio (inverno) é seguida daquela em que as flores nascem (primavera), depois vem a quente e úmida (verão) e o período em que as flores caem (outono), e depois tudo recomeça! Eles observaram que os ciclos são influenciados pelos movimentos aparentes do Sol e da Lua ou pela posição de certas estrelas no céu. E não pararam por aí!
Notaram ainda que tais ciclos influenciam o comportamento dos seres vivos. Isto é, conforme a época do ano, por exemplo, as árvores florescem, os animais procriam e os frutos germinam. A partir dessas observações, os indígenas procuraram definir o melhor momento para plantar e colher alimentos, caçar, pescar e até comemorar datas especiais. Então, criaram objetos com funções parecidas às dos nossos relógio e calendário para organizar tais atividades ao longo de seu ano!
[...]
O olhar do índio sob o céu brasileiro. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/o-olhar-do-indio-sob-o-ceu-brasileiro/. Acesso em: mar. 2020.
Agora responda:
No texto O olhar do índio sob o céu brasileiro, grife:
a) em amarelo, o trecho que fornece exemplos de fenômenos naturais que se repetem.
b) em verde, o trecho que cita como o comportamento dos seres vivos é influenciado pelos ciclos dos corpos celestes.
a) O trecho a ser grifado é: “o dia é seguido da noite; o mar sobe e desce constantemente; a época do ano em que faz frio (inverno) é seguida daquela em que as flores nascem (primavera), depois vem a quente e úmida (verão) e o período em que as flores caem (outono), e depois tudo recomeça!”.
b) O trecho a ser grifado é: “as árvores florescem, os animais procriam e os frutos germinam”
Preste atenção na ilustração.
Ela representa indígenas brasileiros observando o céu noturno.
Por que os indígenas olham para o céu? O que eles observam?
Eles estão observando a Lua e as estrelas no céu.
Você já reparou nas mudanças que ocorrem no céu ao longo do dia? E das semanas? Compartilhe com os colegas o que você observou.
Resposta pessoal. Os alunos deverão relatar fenômenos como ver o nascer e o pôr do Sol; ter ficado um dia inteiro ao ar livre e notar a chegada da noite; bem como observar as fases da Lua.
Recorte o quadrado do Anexo 2.
a) Dobre o quadrado, formando um triângulo. Faça os vértices coincidirem. Em seguida, dobre-o mais duas vezes, sempre formando um triângulo.
b) Desdobre o papel e trace, com lápis de cor e régua, todas as marcas de dobradura (linhas) que ficaram no papel. Use uma cor para cada linha.
c) O que acontece com as duas partes formadas se o quadrado for dobrado a partir de cada uma das linhas coloridas?
d) Que nome recebe cada uma das linhas que você marcou com o lápis de cor?
e) Use a régua para reproduzir, no quadrado abaixo, os eixos de simetria que você traçou no quadrado que recortou do Anexo 2.
Total de eixos de simetria do quadrado:
f) Os eixos de simetria que passam pelos vértices dividem o quadrado em 2 partes iguais. Que forma têm essas partes?
g) Os eixos que passam pelo ponto médio (ponto que fica no meio) de cada lado do quadrado dividem o quadrado em formas iguais. Que forma é essa?
c) Cada uma das linhas divide o quadrado em duas partes iguais, o que podemos perceber sobrepondo-as.
d) Cada linha corresponde a um eixo de simetria.
e)
Total de eixos de simetria do quadrado: 4
f) Os eixos que passam pelos vértices dividem o quadrado em dois triângulos. Verifique se os alunos identificaram os vértices do quadrado.
g) Os eixos que passam pelos pontos médios, ou seja, pelo ponto do meio dos lados, dividem o quadrado em dois retângulos.
Use 2 cores diferentes e pinte um mosaico, de modo que o retângulo fique dividido em 2 partes, cada uma com o mesmo número de quadrados.
a) Quantos quadrados compõem o mosaico?
b) Quantas cores foram utilizadas?
c) Há quantos quadrados de cada cor?
d) Sobrou algum quadrado sem colorir? Quantos?
e) Escreva o registro matemático da divisão do retângulo:
a) 24
b) 2
c) 12
d) Não / Nenhum
e) 24 : 2 = 12
Enfatize o significado do registro da divisão: 24 quadrados divididos em 2 partes é igual a 12 quadrados em cada parte.
Recorte as formas geométricas planas do Anexo 3. Faça as dobraduras para identificar, se possível, os eixos de simetria. Depois, represente os eixos de simetria que encontrou nas formas geométricas abaixo, semelhantes às do anexo.
Dê as orientações necessárias à tarefa em casa. Relacione-as com as atividades desenvolvidas em sala de aula.
No exercício 1, os alunos recortarão as formas geométricas do Anexo 3, farão as dobraduras para identificar os eixos de simetria e depois vão traçá-los nos desenhos dessas formas. Observe que no item a o retângulo possui apenas 2 eixos de simetria (segmentos que passam pelos pontos médios dos lados), as diagonais do retângulo não são eixos de simetria. Caso ocorra dúvida, indique aos alunos que dobrem o retângulo por uma das diagonais, como aparece na figura. Eles observarão que os outros dois vértices não se encontrarão, após a dobradura.
No item b, os alunos encontrarão 6 eixos de simetria: três segmentos que vão de um vértice ao vértice oposto e três segmentos que vão do ponto médio de um lado ao ponto médio do lado oposto. Os eixos estão traçados no Caderno do Aluno.
O que as crianças deverão fazer? Indique no ábaco de papel como deve ser esse registro.
Trocar 10 cubinhos por uma barra e 10 barras por uma placa. O registro poderá ser numérico: 103, ou o desenho de 1 placa e 3 cubinhos. Socialize as respostas. Se julgar necessário, disponibilize o material base 10 para os alunos.
A escola desenvolveu um projeto sobre leitura e escrita com os alunos do 2º ao 4º ano. Os professores orientaram os alunos a produzir histórias para serem lidas nas rodas de leitura. Uma das regras era de cada história conter, no mínimo, 400 palavras.
Os tipos e as quantidades de história escrita estão registrados nesta tabela:
a) Quantas histórias ao todo o 2º ano escreveu?
Resposta:
b) Quantas histórias de aventura os três anos escreveram?
Resposta:
c) Sobre a quantidade de histórias que o 3º ano escreveu, é correto afirmar que:
• é menor que 100.
• está entre 130 e 140.
• é exatamente 125.
• está entre 120 e 130.
a) 12 + 5 + 32 = 49
Resposta: 49 histórias.
b) 12 + 78 + 43 = 133
Resposta: Eles escreveram 133 histórias de aventura.
c) Está entre 120 e 130, pois o total é 128.
Faça o que se pede em cada item.
a) Dê o registro matemático das situações a seguir.
De 15 tirar 6:
De 32 tirar 9:
De 56 tirar 30:
De 70 tirar 15:
b) Assinale com X a alternativa correta.
• A diferença entre 900 e 123 é:
A) 887
B) 883
C) 787
D) 777
• De 324 quanto falta para chegar a 514?
A) 180
B) 190
C) 200
D) 210
a) De 15 tirar 6: 15 - 6
De 32 tirar 9: 32 - 9
De 56 tirar 30: 56 - 30
De 70 tirar 15: 70 - 15
b) • D
• B
Use o material base 10 e o ábaco de papel para resolver a questão.
Veja um momento do registro do jogo Nunca 10 ao contrário entre Elaine e Felipe.
a) Quantos pontos estão representados no quadro?
b) É a vez de Elaine jogar. Ela tirou nos dados. O que Elaine terá de fazer com os pontos que tirou?
Faça o registro matemático da subtração que ela realizou:
c) Após jogar, Elaine passou as peças que restaram para Felipe. Ele tirou nos dados. O que Felipe deverá fazer para retirar os pontos que tirou nos dados?
Faça o registro matemático da subtração que ele realizou:
d) Na sua vez, Elaine tirou 6 pontos. Qual é o registro da subtração que ela realizou?
e) Quais peças do material Elaine passou para Felipe?
f) Felipe tirou 12 pontos nos dados. Que peças ele retirou do material para realizar essa subtração?
g) Qual é o registro da subtração que ele realizou?
a) 72 pontos.
b) Trocar uma barra por 10 cubinhos e colocá-los na ordem das unidades do ábaco. Depois, deverá retirar os 9 cubinhos.
72 - 9 = 63
c) Trocar uma barra por 10 cubinhos e colocá-los na ordem das unidades do ábaco. Depois, deverá retirar os 8 cubinhos.
63 - 8 = 55
d) 55 - 6 = 49
e) 4 barras e 9 cubinhos.
f) 1 barra e 2 cubinhos.
g) 49 - 12 = 37
Nunca 10 ao contrário
Materiais (por grupo) • dois dados comuns (de 1 a 6 pontos) • peças do material base 10 • um ábaco de papel
Modo de jogar 1. Forme um grupo com 4 ou 5 colegas. 2. O grupo inicia o jogo com uma placa do material base 10, ou seja, 100 pontos para iniciar o jogo. O material é comum a todos os jogadores. 3. Na sua vez, o jogador joga os 2 dados e calcula a soma dos pontos marcados nas faces voltadas para cima. 4. O jogador deve retirar do material a quantidade de pontos obtida. Caso o material não permita retirar a quantidade exata de cubinhos, o jogador da vez deve trocar a placa por barras e cubinhos equivalentes na primeira jogada e, nas próximas, a(s) barra(s) pelos cubinhos necessários para realizar a retirada. 5. Após cada jogada, o jogador passa o material que sobrou para o jogador seguinte e retoma os procedimentos anteriores. 6. Ganha o jogo o primeiro jogador que, na sua vez de jogar, conseguir retirar todas as peças ou ficar com apenas 1 cubinho sobre a mesa.
OBSERVE OS PEIXES E CONTINUE AS SEQUÊNCIAS COM MAIS QUATRO ELEMENTOS.
Quais informações sobre a Terra é possível aprender ao observar o globo terrestre?
Pode-se aprender sobre o formato esférico da Terra, quantos e quais são os oceanos da Terra, observar a relação entre a porção de água e de continentes. Pode-se também localizar ilhas e países, bem como algumas de suas cidades.
Observe a imagem e identifique os corpos celestes em: estrela, planeta e satélite natural.
Uma fotógrafa tirou várias fotografias durante diferentes momentos do dia: de manhã, de tarde e à noite.
a) Descubra e escreva em qual período as fotografias foram tiradas.
b) Quais corpos celestes podem ser vistos no céu somente durante a noite?
c) E durante o dia?
d) Que elementos podem ser observados tanto no céu diurno como no céu noturno?
e) Que outra diferença pode ser notada no céu durante diferentes momentos do dia?
a)
Noite Tarde
Manhã Noite
b) As estrelas (com exceção do Sol), os planetas, os meteoros e os cometas.
c) O Sol.
d) A Lua (com exceção da lua cheia) e as nuvens.
e) Nos diferentes momentos do dia, é possível observar a intensidade de luz solar e a alteração na cor do céu. No início da manhã, a coloração do céu vai passando de cinza para azul. No final da tarde, a cor do céu vai se tornando alaranjada, até que chega a noite, em que o céu se torna escuro.
Observe a imagem representando o planeta Terra.
Indique onde estão as partes líquidas e as partes sólidas.
A imagem mostra onde há mais água na Terra. Contudo, há outros lugares onde ela está presente. Onde será que ela está?
A água está presente nos continentes, na forma de rios e lagos. Pergunte do que são formadas as grandes nuvens vistas na imagem: são pequeninas gotas de água na atmosfera (peça que escrevam na imagem).
Você já observou calçamentos semelhantes aos dessas imagens?
Respostas pessoais. Se na sua cidade houver calçamentos como esses, comente com os alunos.
Use régua e lápis de cor para traçar os possíveis eixos de simetria nos polígonos.
Use o material base 10 para calcular a adição pelo algoritmo da decomposição e pelo algoritmo convencional.
121 + 396 =
Algoritmo da decomposição Algoritmo convencional
121 + 396 = 517
Use o material base 10 e o ábaco de papel para resolver as adições pelo algoritmo da decomposição e pelo algoritmo convencional.
a) 36 + 79 =
Algoritmo da decomposição Algoritmo convencional
b) 132 + 89 =
Algoritmo da decomposição Algoritmo convencional
c) 67 + 25 =
Algoritmo da decomposição Algoritmo convencional
a) 115
b) 221
c) 92
Cainã é quadrinista. Ele reproduziu 180 cópias da história em quadrinhos que criou para serem vendidas no dia de um grande evento. No primeiro dia, vendeu 47 livros. Quantas cópias sobraram para serem vendidas nos próximos dias desse evento?
Resposta:
180 - 47 = 133
Resposta: Sobraram 133 cópias para serem vendidas nos próximos dias.
O que as crianças deverão fazer? Indique no ábaco de papel como deve ser esse registro.
Trocar a placa por 10 barras, trocar 1 barra por 10 cubinhos. O registro poderá ser numérico: 92, ou o desenho de 9 barras na ordem das dezenas e 2 cubinhos na ordem das unidades. Socialize as respostas. Se julgar necessário, disponibilize o material base 10 para os alunos.
Use o algoritmo convencional para calcular as adições:
a) 37 + 47 =
b) 69 + 147 =
c) 56 + 38 =
d) 45 + 49 =
e) 64 + 27 =
f) 71 + 19 =
a) 84
b) 216
c) 94
d) 94
e) 91
f) 90
ESCREVA DUAS PALAVRAS QUE RIMEM COM NADAR E MAR.
Respostas possíveis: amar, sonhar, pular, saltar, pegar.
Qual estratégia você usaria para resolver as duas situações-problema?
Socialize as respostas. Os alunos poderão usar qualquer estratégia de cálculo mental ou até mesmo o algoritmo que aprenderam no 2 o ano para as resoluções.
Em cada sequência, contorne o motivo e represente mais 5 elementos.
O motivo da sequência é: menino – menina. Os alunos deverão desenhar: menino/menina – menino/menina – menino.
O motivo da sequência é: gato – gato – cachorro. Os alunos deverão desenhar: 1 gato – 1 cachorro – 2 gatos – 1 cachorro.
O motivo da sequência é: creme – chocolate – morango. Os alunos deverão desenhar: chocolate – morango – creme – chocolate – morango.
O motivo da sequência é: A – E – I – O – U.
O motivo da sequência é: B – D – T.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas